5 hábitos que parecem saudáveis, mas detonam sua saúde

Alguns hábitos são fundamentais para a saúde, mas quando praticados em excesso podem trazer prejuízos

Treino em excesso pode ter efeito contrário àquele que você busca | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Informações sobre cuidados com a saúde, com a pele, higiene e dietas são comuns no nosso dia a dia, afinal isso tem ganhado cada dia mais importância. E dedicar um tempo a estes cuidados é fundamental para o bem-estar pessoal. No entanto, é necessário ter alguns cuidados para não cometer exageros, que podem ser prejudiciais. 

Pensando nisso, trouxemos alguns hábitos que podem parecer saudáveis, mas não são. O primeiro deles é o baixo consumo de calorias. Muitas pessoas, em busca do emagrecimento, acabam cometendo esse erro. No entanto, quem faz dieta com base apenas no corte de calorias pode acabar apresentando carência de nutrientes, como ferro e vitamina B. Isso pode trazer alguns problemas como baixa imunidade, anemias, dentre outros. 

Para muita gente, tomar vários banhos por dia é um hábito comum de higiene e, quanto mais banhos, melhor. No entanto, é preciso ter cuidado com o excesso, pois nesse caso, ele pode trazer problemas. Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, esse costume pode pode desregular os ecossistemas microbianos da pele.

Vitamina D

Abusar de vitamina D também pode trazer problemas para a saúde. Segundo estudo divulgado pela  Johns Hopkins University School of Medicine (EUA), níveis elevados de vitamina D podem contribuir para o aumento de inflamações cardíacas. Além disso, de acordo com os autores que fizeram a pesquisas, só se deve tomar suplementos com essa vitamina se houver indicação médica.

O consumo de fibras em excesso excesso também deve ser evitado, pois elas, quando consumidas além do recomendado, dificultam a absorção de alguns nutrientes e minerais como cálcio, zinco, ferro, magnésio e cobre. Além disso, as fibras em excesso podem contribuir para o aparecimento de de celulite, acne e intolerância alimentar devido ao aumento da permeabilidade intestinal.

Outro excesso que deve ser evitado é o de exercícios físicos. Eles ajudam a aumentar a longevidade e o bem-estar, além de contribuir com a saúde, mas devem ser praticados na quantidade certa. Quando se treina em excesso, se chega ao overtrainig. “Esse processo é caracterizado pela diminuição de rendimento nos treinos, mas também pode causar sintomas físicos, cognitivos, fisiológicos e até mesmo psicológicos”, sintetiza José Corbini, personal trainer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES