5 legumes para você comer diariamente sem medo

A maioria das pessoas pensa que uma alimentação saudável e uma vida mais leve é feita apenas de renúncias, mas não é bem assim

Os vegetais devem fazer parte da alimentação pois são ricos em benefícios | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maioria das pessoas pensa que uma alimentação saudável e uma vida mais leve é feita apenas de renúncias, mas não é bem assim. O segredo é saber balancear a alimentação, diminuindo os alimentos prejudiciais à saúde e aumentando aquelas que fazem bem para o organismo. Para ajudar a incluir bons alimentos na dieta, a nutricionista Renata Branco indica cinco legumes que você deveria comer diariamente.

O agrião é um deles, por ser bastante nutritivo e cheio de benefícios para a saúde. “É um vegetal rico em ferro, enxofre, fósforo, vitaminas A, C, E e do complexo B. O agrião ajuda a diminuir a fadiga muscular causada por exercícios físicos muito intensos”, disse Renata em entrevista para o Sport Life.

O aspargo é outro tipo de legume que também deve ser ingerido sem moderação. “Há glutamina, que é um aminoácido que auxilia a nutrir e reparar tecidos diversos, como pele, unha, músculos, órgãos. Esse vegetal ainda é rico em propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a diminuir o desejo de comer doces”, detalhou Branco.

Brócolis

Esse legume possui ação antioxidante, um benefício importante para atletas, especialmente, para aqueles que correm pelas ruas, que costumam ser um ambiente poluído. “Esse alimento ajuda a eliminar os metais pesados da poluição e auxilia no tratamento de doenças e alergias respiratórias. Contém cálcio, que é o mineral necessário para que as fibras musculares possam contrair e relaxar, o que evita as câimbras”, disse a profissional.

Beterraba

A beterraba é um vegetal rico em benefícios para a saúde, ele é reconhecido por ser uma importante de ferro e açúcar. “Mas, além disso, funciona como um vasodilatador natural, o que facilita a oxigenação e a absorção dos nutrientes pelos músculos. Também tem folato e betaína, que ajudam a reduzir a inflamação no corpo”, falou.

Espinafre

Esse é um vegetal rico em vitaminas A, C e E e compostos fenólicos, como luteína, zeaxantina e canferol, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. “Há glucoglicerol lípidos, que auxilia a proteger o revestimento do trato digestivo e evitar danos ligados à indesejada inflamação. Também pode reduzir a dor após o exercício”, finalizou Renata Branco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES