9 alimentos para turbinar sua imundade e afastar doenças

Para manter um sistema imunológico fortalecido é importante seguir uma alimentação rica em nutrientes

Alguns alimentos ajudam a fortalecer o sistema imunológico | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para manter um sistema imunológico fortalecido é importante seguir uma alimentação rica em nutrientes, priorizando alimentos saudáveis. Isso ajuda a evitar gripes e resfriados, além de sinusite, rinite, crises de asma, bronquite, entre outras. A nutricionista Paola Abreu ressalta que esse é o principal caminho para se manter longe destes problemas.

A profissional cita alguns alimentos que são importantes nesse processo, mas acrescenta que, além de uma alimentação saudável, é necessário ainda praticar atividade física regularmente, evitar estresse excessivo e dormir bem. "Combinando essas medidas saudáveis com uma alimentação balanceada, é possível fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de doenças", ela aponta.

Alimentos

O primeiro alimento citado por Paola são as frutas cítricas, como laranjas, tangerinas, limões, dentre outras também ricas em vitamina C, que é conhecida por ajudar a fortalecer a imunidade. "A vitamina C auxilia na produção de células de defesa e estimula e estímulo de anticorpos, ajudando a combater infecções."

O açafrão, ou cúrcuma, também é um importante aliado, por conter a curcumina, que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que contribuem para o fortalecimento da imunidade, reduzindo a inflamação e combatendo radicais livres. "Para melhorar sua absorção, é recomendado o consumo junto com a pimenta-do-reino ou alimentos gordurosos. Pode ser utilizado como tempero no arroz ou frango, por exemplo", sugere a profissional.

Outro importante alimento para fortalecimento do sistema imunológico é a aveia. Este alimentos possui características benéficas para a saúde, como a alta quantidade de fibras. Além disso, segundo Paola, a aveia possui vitaminas, antioxidantes e minerais que fortalecem a imunidade. "Sua ação anti-inflamatória também pode ser útil para promover uma resposta imunológica saudável."

Proteínas

As proteínas animal e vegetal também podem ajudar a turbinar o sistema imunológico. Seu consumo adequado é importante para a saúde e funcionamento do sistema imunológico, por disponibilizar os aminoácidos que o corpo precisa para produzir célulaa imunológicas e anticorpos. "A deficiência de proteínas pode enfraquecer o sistema imunológico e aumentar a suscetibilidade a doenças. Além disso, elas ajudam a regular a resposta inflamatória", explica a profissional.

Além destes, existem ainda o gengibre, conhecido por  aliviar os sintomas de resfriados e gripes; os vegetais verde-escuros, como espinafre, couve e brócolis, que são riscos em nutrientes e vitaminas; o iogurte probiótico; as castanhas e sementes, como amêndoas, nozes e sementes, como chia e linhaça, e o alho, que possui propriedades antimicrobianas e antivirais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES