Acordar cedo reduz chances de depressão, diz estudo

A pesquisa indica que hábitos naturais de sono alinhados com os horários tradicionais de trabalho e escola podem favorecer a saúde mental

sono | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores do UK Biobank Study, banco de dados que contém informações genéticas e de saúde detalhadas sobre mais de meio milhão de britânicos, descobriram que pessoas com um ciclo de sono desalinhado têm maior probabilidade de relatar depressão, ansiedade e ter menos sensações de bem-estar.

"Os problemas de saúde associados a ser uma coruja noturna são provavelmente resultado de ser uma coruja noturna vivendo no mundo de pessoas matinais, o que leva a uma perturbação nos ritmos circadianos do corpo", disse a especialista em sono Kristen Knutson, professora associada de neurologia e medicina preventiva na Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, que não estava envolvida no estudo.

Sono é importante para a saúde mental, dizem pesquisadores(Imagem: reprodução)

Desafiar nosso relógio biológico interno parece estar altamente associado a níveis de depressão, e "ter um desalinhamento maior foi associado a maiores chances de depressão", disse a autora do estudo, Jessica Tyrrell, professora sênior da Faculdade de Medicina da Universidade de Exeter, no Reino Unido.

Estudos anteriores, incluindo um de Knutson, identificaram uma relação entre depressão e ciclos de sono. "Embora a evidência mais forte seja de trabalhadores que trocam turnos, com alguns estudos sugerindo que esses indivíduos têm uma prevalência maior de depressão e níveis de saúde e bem-estar mais baixos", disse Tyrrell.

Boas notícias para pessoas matinais

Por outro lado, uma "descoberta nova e importante" do estudo é que aqueles que amam acordar de manhã têm menos probabilidade de ter sono irregular do que os notívagos, disse Knutson.

"Se você é uma pessoa matutina, tem menos probabilidade de ter depressão e mais probabilidade de relatar um maior bem-estar. Isso pode ser em parte devido ao fato de que as pessoas matutinas têm menos probabilidade de ter 'jet lag social'", explicou Tyrrell.

O "jet lag social" ocorre quando vamos para a cama mais tarde e acordamos mais tarde no fim de semana em relação aos dias de semana, quando temos que levantar para trabalhar. É um termo emprestado do jet lag que experimentamos quando viajamos entre fusos horários. O jet lag social é a "consequência da discrepância entre o próprio ritmo biológico de um indivíduo e o tempo diário determinado pelas restrições sociais", explicou Tyrrell.

Outras razões possíveis incluem mais exposição à luz solar para aqueles que acordam cedo, disse Knutson. "A exposição à luz é maior entre os perfis matinais e pode ser reduzida naqueles com maior variabilidade do sono. A terapia com luz solar é um tratamento para algumas formas de depressão”, explicou ela.

"O desalinhamento circadiano também pode levar a uma duração e qualidade inadequadas do sono, o que também pode prejudicar a disposição e agravar os transtornos do humor", disse Knutson.

E, finalmente, há o problema do ovo e da galinha, que muitas vezes atrapalha pesquisas que só podem mostrar uma associação, não uma causa. Também é possível que pessoas com depressão tenham horários de sono mais irregulares, o que precisaria ser explorado em pesquisas futuras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES