Açúcar pode causar problema nos rins? Entenda

Enquanto algumas pessoas tentam eliminar o açúcar de suas refeições, outras não abrem mão de usá-lo sempre que é possível, mas é preciso cuidado

O açúcar pode ser prejudicial para os rins, revela estudo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enquanto algumas pessoas tentam eliminar o açúcar de suas refeições, outras não abrem mão de usá-lo sempre que é possível. O problema é que, como já se sabe há um bom tempo, o excesso de açúcar não faz bem à saúde. Para se somar a isso, um estudo recente revelou que uma dieta rica em açúcares adicionais pode contribuir para o desenvolvimento de pedra nos rins.

Essa descoberta é resultado de estudos realizados por um grupo de pesquisadores formado por seis chineses: Shan Yin, Zhenzhen Yang, Pingyu Zhu, Zhongbo Du, Xiaodong Yu e Tielong Tang, e pelo estudioso sueco Yan Borné. Para esse estudo, foram usados dados do NHANES (National Health and Nutrition Examination Survey) de 2007 a 2018.

Foram acrescidas proporções ponderadas, análise de regressão logística multivariada e regressão logística estratificada, através das quais foi detectado que há uma interligação entre açúcares adicionados e cálculos renais. O que ajustou os potenciais fatores de confusão. A experiência se deu com mais de 28.000 pessoas adultas dos Estados Unidos. 

Primeiro estudo

Durante o estudo, as pessoas que ingeriram mais energia de açúcares adicionados tiveram em média 39% mais chances de apresentar pedras nos rins quando comparadas com aquelas que ingeriram pouca quantidade de açúcares adicionados. “Esse é o primeiro estudo a relatar uma associação entre o consumo de açúcar adicionado e pedras nos rins. Isso sugere que limitar a ingestão de açúcar adicionado pode ajudar a prevenir a formação de cálculos renais”, disse a nefrologista Caroline Reigada.

A médica lembrou ainda que o açúcar também pode levar a pessoa a desenvolver diabetes, que é uma das principais causas de insuficiência renal. “Esse estudo serve como um grande conjunto de dados com boa credibilidade e inclui um grupo relativamente representativo de pessoas nos Estados Unidos. Desse ponto de vista, o estudo tem importância. Afinal, ele documenta o que temos dito aos pacientes para evitar esse tipo de adição de açúcar”, concluiu a nefrologista.

Prejuízos do excesso de açúcar

Estudos mostram que o consumo excessivo de açúcar está relacionado ao ganho de peso, à obesidade, ao diabetes tipo 2, às doenças cardiovasculares e à cárie dentária. No Brasil, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2017-2018), 85,4% da população adiciona açúcar a alimentos e bebidas. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES