Agachamento: erros que podem colocar sua vida e seus resultados em risco

O treino de agachamento é um dos mais completos e eficazes para quem quer fortalecer e definir pernas e glúteos, mas exige cuidados

É preciso tomar alguns cuidados para não cometer erros na hora do agachamento | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O treino de agachamento é um dos mais completos e eficazes para quem quer fortalecer e definir pernas e glúteos e, portanto, não pode ficar de fora do treino de membros inferiores. No entanto, nem todo mundo faz a execução correta desse exercício, prejudicando o alcance de resultados. O  personal trainer da Competition, Fabrício Oliveira, listou os quatro principais erros.

O profissional explica que o exercício parece simples, mas não é e, por isso, exige cuidados na hora da execução para evitar lesões e para conseguir os resultados desejados. “Muitos indivíduos entendem que podem realizar o agachamento, pois viram alguém fazer. Seja um praticante, blogueiro, atleta ou amigo próximo e acham que também consegue realizar. São nesses momentos que ocorrem acidentes ou lesões por cometerem alguns erros nesse exercício, que aparentemente parece simples, mas não é”, explica Fabrício.

Treinamento com pouco tempo

Um dos principais erros, segundo o personal trainer, é ir direto para o agachamento, sem um trabalho de preparação que o anteceda. “O praticante deve antes de começar a agachar, realizar trabalhados de mobilidade nas regiões do tornozelo e quadril, fortalecer grupos musculares da região do core e membros inferiores para ter uma melhor estabilidade. Sempre começar do mais simples para o mais complexo. Nesse caso, sempre começar com agachamentos sentando e levantando de um banco ou propriamente com o peso do corpo”, detalha Oliveira.

Peso a mais

A quantidade de peso inadequada também pode ser um erro para os praticantes desse exercício. “Muitos, depois que já iniciam os agachamentos, sentem aquela ânsia de utilizar cargas, como halteres, dumbbells, barras e acabam exagerando no peso. Aí pode gerar acidentes, lesões ou deixar o movimento incorreto”, explica o profissional.

Agachamentos profundos com barras nas costas

Esse é o erro campeão de lesões, podendo causar até mesmo óbitos. “Dependendo da carga, um sujeito pode não conseguir subir e sem ajuda de algum profissional de educação física, seja professor de sala de musculação ou personal trainer, esse indivíduo pode cair com a barra sobre a cervical e gerar inúmeros problemas ou até a própria morte como nos últimos dias temos visto acontecer pelo mundo”, expôs.

Sem acessórios

Alguns acessórios podem garantir mais segurança na hora de praticar o agachamento, portanto é importante sempre fazer uso deles. O não uso coloca não só você, como outras pessoas em risco. “Não utilizar acessórios de segurança como presilhas para segurar as anilhas e evitar que elas deslizem pela barra podendo machucar alguém próximo e o próprio praticante. Não usar a trava de segurança ao realizar o agachamento no smith, a barra guiada, e não pedir ajuda ou auxílio de um professor, que esteja a disposição na sala de musculação”, encerra o personal trainer Fabrício Oliveira, em entrevista ao Sport Life.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES