Água com gás faz mal à saúde? Engorda? Saiba a verdade sobre a bebida

A água com gás é queridinha de muita gente que acaba preferindo ela à versão sem gás

Muita gente prefere a água gaseificado à sua versão sem gás | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A água com gás é queridinha de muita gente que acaba preferindo ela à versão sem gás. Após o almoço, ou mesmo intercalando pratos durante degustações, a água gaseificada é uma aliada, pois ajuda a deixar as papilas gustativas mais sensíveis. Além disso, ela contribui para a sensação de saciedade. Ela é procurada mesmo por quem prefere a versão sem gás.

No entanto, existem alguns comentários a respeito da água gaseificada, que acabam deixando em dúvida aqueles que gostam da bebida. Sempre tem alguém falando que ela não é tão saudável como a outra versão sem gás, e que pode até mesmo contribuir para o ganho de peso. Mas afinal, o que é realmente verdade sobre esse assunto?

Composição da água com gás 

A água gaseificada consiste basicamente na adição de gás carbônico à água mineral. Esta bebida é disponibilizada de duas formas: Com gaseificação natural, em que a água com gás é retirada de  reservatórios subterrâneos; e com gaseificação artificial, em que a bebida passa por um desairador. Este último é o tipo de água gaseificada mais comum disponível à venda e, independente da origem, o gás é eliminado do corpo rapidamente.

A água com gás, a princípio, tem a mesma função da água sem gás: hidratar e fornecer nutrientes. E não possui calorias, diferente dos refrigerantes, por exemplo. Mas é importante ressaltar que a água gaseificada é uma bebida mais ácida, com pH 5 - 6 (a água mineral, por sua vez, apresenta pH 7 neutro). Esse talvez seja um dos principais motivos para levantar dúvidas sobre os potenciais riscos à saúde.

De olho no rótulo

Se consumida de forma equilibrada, sem aromatizantes, pode-se dizer que a água com gás não oferece riscos ao organismo. No entanto, em excesso, ela pode trazer desconfortos, uma vez que contribui com a dilatação do estômago. Isso é algo desconfortável principalmente para quem tem gastrite e refluxo. 

É importante ressaltar ainda que existem algumas marcas que incluem aditivos em sua composição. Além do sódio, são acrescentados aromatizantes com o objetivo de deixar a água com gás mais atrativa ao paladar, isso a coloca como uma potencial alternativa aos refrigerantes. Nestes casos, é preciso que se fique atento ao rótulo, para que se saiba o que se está ingerindo. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES