Água com gás pode engordar? Ser aliada ao emagrecimento? Saiba respostas!

Tire suas principais dúvidas sobre a bebida que é detestada e ao mesmo tempo amada por muitos, aos olhos de especialistas

Você sabia? Em 1767, o cientista inglês Joseph Priestley criou a primeira água artificialmente carbonatada | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De duas ou uma: ou você ama ou você odeia a água com gás. Um tema que divide bastante a opinião pública traz diversos questionamentos, como: Será que ela engorda ou emagrece? Na verdade, assim como a água potável, ela não compromete a dieta, é livre de calorias e é hidratante. Ou seja, não engorda. Mas, também não emagrece.

Como é feita a água com gás?

A grande maioria das marcas que encontramos à venda é gaseificada artificialmente. Ela contém dióxido de carbono dissolvido, que é injetado artificialmente sob pressão. Esse processo é chamado de carbonação. É ele que causa a formação de pequenas bolhas na água. Já o processo natural de formação de água com gás surge do aquecimento subterrâneo. Assim, as fontes estão situadas em regiões onde ocorreram vulcões. Ou onde a camada de magma está mais próxima da superfície.

Mitos e verdades

Como outros temas, os benefícios e malefícios da água com gás giram em torno de mitos e verdades. A seguir, tire suas principais dúvidas sobre a bebida que é detestada e ao mesmo tempo amada por muitos, aos olhos de especialistas ouvidos pelo Viva Bem, do UOL.

1- Água com gás tem mais valor nutricional do que a água "normal"?

Não. A água gaseificada tem o mesmo valor nutricional da água comum. "A água com gás não é especial por nenhum motivo. Mas, para muitas pessoas que não gostam ou não têm o costume de beber água normal, pode ser mais atraente. Ainda mais quando misturada com frutas, que é melhor do que tomar suco", informa a nutricionista Mônica Beyruti, do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso)

É importante lembrar, no entanto, que não é recomendado que a dose diária de água (cerca de dois litros) seja totalmente contemplada pela versão com gás. O ideal é consumir até 300 ml duas vezes na semana e, se possível, em pequenas doses ao longo do dia. É que, em excesso, o líquido pode não cair bem para o estômago - assunto do nosso próximo tópico.

2 - Água com gás faz mal para o estômago?

Em excesso, sim - assim como todos os outros líquidos que são gaseificados. "Eles provocam uma inflamação na mucosa, tanto do esôfago quanto do estômago, irritando o local de forma mais aguda", explica Vanessa Prado, gastroenterologista e cirurgiã do aparelho digestivo, de São Paulo. "Para quem tem refluxo pode ser pior ainda, porque o gás acaba fermentando no estômago e prejudicando a digestão do alimento".

Aliás, de acordo com ela, um dos maiores erros é tomar água com gás para ajudar na digestão. "O excesso de dióxido de carbono gera um estufamento, uma dilatação do estômago. Então, na tentativa de ajudar na digestão, você só cria um problema maior: um processo de irritação no esôfago que pode resultar em uma esofagite ou uma gastrite", diz. Se os goles forem volumosos, a irritação da mucosa do estômago é mais significativa ainda. Daí o conselho de maneirar na quantidade, e beber aos poucos.

3- Água com gás dá mais saciedade?

Essa é uma falsa impressão, na realidade. Claro que ela causa um estufamento maior do que a água normal, mas Mônica explica que beber qualquer líquido pode dar a sensação de saciedade - inclusive porque muitas vezes não distinguimos entre sede e fome. "Por isso a gente orienta tomar um copo d'água antes das refeições. Esse hábito pode fazer até com que a pessoa coma um pouco menos", conta a nutricionista.

"Claro que é importante pensar na quantidade de comida também, porque não adianta nada comer pouco e, depois de alguns minutos, beliscar umas besteiras. O interessante é controlar essa hidratação sem atrapalhar a alimentação", diz a especialista da Abeso. Ela ainda alerta: o consumo de líquidos junto com a comida pode atrapalhar a digestão.

4- Água com gás pode prejudicar os dentes?

Depende. É verdade que bebidas com o pH mais baixo, como é o caso da água com gás, podem ser corrosivas para os dentes, tornando-os mais suscetíveis a problemas como cáries, por exemplo. Mas, além de a água gaseificada não ser tão erosiva quanto um refrigerante, como mostrou um estudo de 2016 publicado no Journal of the American Dental Association, a cárie é uma doença que surge devido a uma combinação de diversos fatores.

Entre eles estão as condições dos dentes, a qualidade da dieta (sobretudo no que diz respeito à presença de açúcar) e o perfil da microbiota do indivíduo. "E tudo isso agindo em um intervalo de tempo específico", explica a dentista Andrea Anido, membro da Câmara Técnica de Dentística do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp).

5- Água com gás melhora o paladar?

É comum recebermos um copinho de água com gás antes de experimentar cafés e vinhos com a justificativa de que esse tipo de líquido "limpa' o paladar. "Na verdade, é uma pegadinha sensorial", informa Ensei Neto, especialista em café e colunista do Paladar. "A água com gás, principalmente as mais gaseificadas, dão a percepção de adstringência. Assim, ao degustar bebidas como café ou vinho, elas irão parecer mais 'macias'", descreve. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES