AirFryer é realmente mais vantajosa do que o forno convencional? Entenda

A AirFryer caiu no gosto do brasileiro e hoje em dia é muito difícil encontrar uma cozinha em que o eletrodoméstico não esteja presente

Alimentos preparados na AirFryer tendem a ser mais saudáveis | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

AirFryer caiu no gosto do brasileiro e hoje em dia é muito difícil encontrar uma cozinha em que o eletrodoméstico não esteja presente. Sinônimo de praticidade para muitos, ela caiu no gosto das pessoas principalmente por acreditar-se que os alimentos preparados nela sejam mais saudáveis. Mas afinal, isso realmente é verdade?

O designer de Educação Culinária do Imperial College de Londres, Jakub Radzikowski, explicou em entrevista para a BBC, que faz sentido acreditar nisso e apostar no seu uso se o objetivo é se alimentar de forma mais saudável. “Em comparação com a fritura por imersão, é obviamente mais saudável, porque usa menos gordura”, explicou.

Se comparada com o forno convencional, a fritadeira elétrica também tem mais vantagens. No caso do forno, se o alimento for imerso em óleo, ele vai acabar absorvendo boa parte da gordura. Já no caso da AirFryer, vai tudo para o cesto perfurado que fica na parte de baixo da fritadeira, ou seja, boa parte dessa gordura não é absorvida pelo alimento.

A AirFryer consome menos energia que o forno?

Muitas pessoas colocam o menor consumo de energia na lista de vantagens da AirFryer, pois muitos acreditam que ela é mais econômica do que um forno convencional. O produtor do programa Slice Bread, da BBC, Simon Homan, fez um teste para saber se isso é realmente verdade. Ele preparou batata e coxa de frango nos dois aparelhos.

"O frango levou cerca de 35 minutos para cozinhar no forno, e o medidor me disse que usei 1,05 quilowatt-hora de eletricidade. A air fryer levou 20 minutos, e o medidor indicou um uso de 0,43 quilowatt-hora.", disse Simon à BBC. “A batata demorou, por sua vez, cerca de uma hora para assar adequadamente no forno — o equivalente a 1,31 quilowatt-hora. Na air fryer, levou muito menos tempo, trinta e cinco minutos, consumindo 0,55 quilowatt-hora”.

O experimento demonstrou que em caso de pequenas quantidades de alimentos, é mais vantajoso utilizar a fritadeira elétrica. No entanto, quando se precisa cozinhar maiores quantidades, para um maior número de pessoas, o forno ainda é a melhor opção. Não é possível preparar de uma única vez grandes quantidades de comida na AirFryer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES