Alcançar o orgasmo durante sexo pode ajudar a desentupir o nariz; entenda

Um estudo premiado de cientistas britânicos e alemães revelou o efeito inusitado do orgasmo em relação a congestão nasal

A pesquisa condecorada com o prêmio IgNobel, acompanhou 18 casais em momentos específicos para fazer a correlação | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo realizado por pesquisadores alemães e britânicos, apontou que o sexo pode funcionar como um descongestionante nasal. A afirmação parte de uma pesquisa que, em 2021, conquistou o Prêmio IgNobel de medicina. Uma referência descontraída ao Prêmio Nobel, o título anual reconhece-estudos científicos inusitados que “primeiro fazem as pessoas rirem e depois pensar”.

De acordo com os responsáveis pelo estudo, os efeitos após uma relação sexual que os pesquisadores chamam de satisfatória, onde ambos os parceiros atingem o orgasmo, são semelhantes aos proporcionados por sprays nasais descongestionantes. A pesquisa é uma parceria entre a Universidade Hospital Heidelberg, na Alemanha, e o York District Hospital, na Inglaterra.

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam 18 casais heterossexuais em cinco momentos específicos:

  • Antes do sexo;
  • Logo após o orgasmo;
  • 30 minutos após o ato sexual;
  • Uma hora depois;
  • Por último, três horas após o momento íntimo.

Os resultados eram registrados somente se ambos atingissem o orgasmo. No dia seguinte, os mesmos momentos acabaram sendo registrados depois que os participantes aplicaram um spray nasal descongestionante. Os médicos utilizaram aparelhos específicos para medir a passagem de ar no nariz dos participantes, obtendo resultados positivos.

A inspiração pelo nariz melhorou significativamente com efeito semelhante ao produzido pelo spray nasal. Entretanto, essa sensação durou apenas 60 minutos. Apesar de algumas limitações apontadas pelos pesquisadores, o estudo não é o primeiro a ligar a atividade sexual à saúde nasal. Em 1897, Wilhelm Fliess, um médico alemão, sugeriu que os órgãos sexuais e o nariz tivessem conexão. Embora sua teoria tenha caído em descrédito na época, a pesquisa recente trouxe um novo desdobramento para a correlação.

Porque o nariz entope?

A congestão nasal, ou o popular “nariz entupido”, acontece quando as narinas ficam obstruídas pelo acúmulo de muco. Normalmente, uma inflamação ou infecção afeta o tecido interno das narinas e a secreção é produzida em excesso, bloqueando a passagem de ar e resultando na sensação de nariz entupido e/ou escorrendo. Além da respiração, a congestão nasal pode atrapalhar a fala e o olfato.

Esse é um sintoma geralmente associado a rinite, sinusite, resfriados, gripe e covid-19, mas a melhor opção para confirmar qual é o seu caso é buscar orientação profissional. Apesar do desconforto do nariz congestionado, a recuperação costuma levar poucos dias e o nariz tende a desentupir-se sozinho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES