Alerta: conheça 6 sinais de que sua tireoide não está bem

Existem muitos sinais enviados pelo corpo quando a tireoide não está funcionando bem

Quando a tireoide não está bem, o corpo manifesta alguns sinais | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando a tireoide não está bem, a fadiga e o cansaço são dois dos sintomas bem comuns, tanto no caso do hipotireoidismo como do hipertireoidismo. Mas existem muitos outros sinais enviados pelo corpo quando essa glândula não está funcionando bem. Quando eles começarem a aparecer, o mais indicado é procurar um médico.

O hipotireoidismo pode ser provocado pela falta ou excesso de iodo na alimentação ou por uma inflamação conhecida como  Tireoidite de Hashimoto. Este problema é caracterizado pela diminuição na produção do hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Já o hipertireoidismo é causado pela produção excessiva dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) e pode ter como causa a quantidade excessiva de iodo presente em alguns medicamentos. Outras possíveis causas são o surgimento de nódulos na glândula, o funcionamento mais rápido da tireoide ou até mesmo a ingestão dos hormônios da tireoide.

Existem alguns sinais de que a tireoide está doente e de que é necessário procurar atendimento médico, para que seja feito o diagnóstico. Um dos sinais bem característicos é a queda de cabelo, casada pelo desequilíbrio hormonal, resultado tanto do hipotireoidismo como do hipertireoidismo. A perda envolve todo o couro cabeludo e não apenas áreas discretas. Quando realizado tratamento adequado, o cabelo volta a crescer.

Dificuldade para emagrecer

Outro sinal de que a tireoide pode estar doente é a dificuldade para emagrecer. No caso do hipotireoidismo, o metabolismo é retardado, além de outras alterações que podem tornar mais difícil o processo de perda de peso. Outros hormônios que têm influência no apetite e no peso também podem passar por alterações.

A retenção de líquidos também pode indicar problemas na tireoide, pois ela controla os hormônios que auxiliam na regularização dos líquidos no corpo. O intestino preso também pode ser um sinal de alerta. Uma pessoa com hipotireoidismo costuma ter um intestino mais lento e apresenta dificuldade de ir ao banheiro. Este é um dos sintomas mais comuns.

As mudanças no humor também podem ser um sinal de problemas na tireoide, já que esses afetam o equilíbrio emocional, podendo levar a irritabilidade, depressão, ansiedade e até ataques de pânico. E, por último, existem as alterações no ciclo menstrual, que também são sinal de alerta. Mulheres com problemas na tireoide podem apresentar mudanças no ciclo menstrual, tanto nos dias do ciclo, quanto no fluxo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES