Alerta! Esta bebida em excesso faz aumentar a gordura no fígado

Caso não seja tratada no início, a gordura no fígado pode causar problemas ainda mais sérios como cirrose hepática e até câncer

O fígado é um dos órgãos prejudicados com o consumo excessivo de refrigerante | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não é segredo para ninguém que o consumo de refrigerantes pode trazer um série de prejuízos à saúde. Por conta disso, já faz um tempo que a OMS (Organização Mundial de Saúde) alerta sobre os risco do consumo excessivo dessa bebida. Por conta disso, a entendida sugeriu, recentemente, que os impostos sobre o produto sofram um aumento, com o objetivo de inibir o seu consumo.

No Brasil, a preocupação em relação aos seus riscos ronda desde os consultórios de pediatria até os de geriatria. E há motivos para isso. O Instituto de Efectividad Clinica y Sanitária (IECS) coordenou um estudo que revela o impacto da ingestão de bebidas açucaradas artificialmente para a saúde em toda a América Latina. 

A pesquisa mostrou que o consumo médio de cada brasileiro é de 61 litros de bebida açucarada por ano. Além disso, o estudo apontou que, no Brasil, existem  2,2 milhões de pessoas com obesidade ou sobrepeso devido ao consumo deste tipo de bebida. A pesquisa foi realizada no país com a contribuição do Vigitel, sistema de pesquisa do Ministério da Saúde, feito por telefone.

Esteatose Hepática

Dentre os prejuízos que o consumo exagerado de refrigerantes pode causar à saúde, está a  Esteatose Hepática, também conhecida como gordura no fígado, que é uma doença traiçoeira e silenciosa. Se não for devidamente tratada, a Esteatose Hepática pode evoluir para doenças mais graves, como aquelas relacionadas ao coração e até mesmo alguns tipos de câncer.

Médicos e pesquisadores da  Universidade Federal de São Paulo fizeram recentemente um alerta importante em relação a esse problema. Eles afirmam que o acúmulo de gordura no fígado, causado pelo consumo excessivo de refrigerantes, pode dar origem a uma cirrose, que também é um estágio preocupante da Esteatose Hepática.

Informações técnicas

Segundo o Ministério da Saúde, a Esteatose Hepática acontece quando as células do fígado são infiltradas por células de gordura. É normal haver presença de gordura no fígado, no entanto quando este índice chega a 5% ou mais o quadro deve ser tratado o mais brevemente possível. Se não tratada corretamente, a Estatose hepática pode provocar, a médio e longo prazo, uma inflamação capaz de evoluir para quadros mais graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES