Alerta: se você apresenta esses sintomas, você pode ter diabetes

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil possui atualmente mais de 13 milhões de pessoas com a doença

Avalie a matéria:
A diabetes, se não tratada, pode trazer uma série de complicações | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A diabetes acontece em decorrência da má absorção ou produção insuficiente de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil possui atualmente mais de 13 milhões de pessoas com a doença, o que corresponde a 6,9% da população do país. 

O diabetes está longe de ser uma doença inofensiva, ela pode causar uma série de complicações. O aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações nos rins, no coração, nos olhos, nas artérias e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte. Diante disso, é necessário estar atento às formas de prevenção, para que se evite a doença.

Segundo o Ministério da Saúde, a melhor forma de prevenir é adotar um estilo de vida saudável,  praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação balanceada e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.

Sintomas

É necessário ficar atento a alguns sintomas que podem indicar a diabetes, dentre eles estão os mais comuns que são fome frequente, sede constante, vontade de urinar diversas vezes ao dia. Mas a doença também pode se manifestar por meio de perda de peso, fraqueza, fadiga, mudanças de humor, náusea e vômito. Em caso de diabetes tipo 2, podem aparecer sintomas como formigamento nos pés e mãos, infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele; feridas que demoram para cicatrizar e visão embaçada.

Diabetes Tipo 1

De acordo com o Ministério da Saúde, sabe-se que, via de regra, a diabetes tipo 1 é uma doença crônica não transmissível, hereditária, que concentra entre 5% e 10% do total de diabéticos no Brasil. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar. O diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Pessoas com parentes próximos que têm ou tiveram a doença devem fazer exames regularmente para acompanhar a glicose no sangue.

Diabetes Tipo 2

Já o diabetes tipo 2, segundo o Ministério da Saúde, ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa do diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados. Por isso, é essencial manter acompanhamento médico para tratar, também, dessas outras doenças, que podem aparecer junto com o diabetes. Cerca de 90% dos pacientes diabéticos no Brasil têm esse tipo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES