Anafilaxia: O que é, sintomas, tratamentos e causas

A anafilaxia, também chamada de choque anafilático, é a reação mais grave entre as alergias e potencialmente fatal

Choque anafilático pode ser causado por diferentes tipos de alergia, incluindo a alimentos como camarão e outros frutos do mar | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A anafilaxia é uma reação alérgica aguda, que acontece imediatamente após a exposição a um alérgeno ou após algumas horas da exposição. A condição é, na maioria das vezes, grave e pode ser fatal, acontecendo quando a pessoa desenvolve uma hipersensibilidade a algo que provoca reações alérgicas mais fortes do que as consideradas normais. O quadro clínico pode ser causado por alimentos, medicamentos, insetos e animais. 

Riscos da alergia alimentar

A alergia alimentar é uma reação adversa à presença de substâncias presentes em um determinado alimento. Entre os principais agentes alérgicos para algumas pessoas estão o camarão e outros frutos do mar, leite de vaca, ovo, trigo, soja, amendoim, além de nozes e castanhas. Ao ingerir o alimento com potencial alérgico, o organismo desencadeia um mecanismo imunológico exagerado que pode apresentar quadros clínicos diversos. Os sintomas variam de uma pessoa para outra, incluindo sinais na pele, além de impactos respiratórios e gastrointestinais.

 As reações podem ser leves, como simples coceira nos lábios, até reações graves que podem comprometer vários órgãos. Existe uma predisposição genética para a alergia e se reconhece a influência do meio ambiente neste processo – mudança de estilo de vida e alimentação são alguns dos fatores mais associados. No Brasil não há estatísticas oficiais, porém, a prevalência parece se assemelhar com a literatura internacional, que mostra cerca de 8% das crianças, com até dois anos de idade, e 2% dos adultos com algum tipo de alergia alimentar, de acordo com informações da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).

A anafilaxia é caracterizada pela associação de manifestações clínicas envolvendo dois ou mais sistemas do corpo, como explica a médica Albertina Varandas Capelo, coordenadora do Departamento Científico de Anafilaxia da Asbai.Um desmaio súbito, obstrução de vias aéreas ou edema de glote, e vômitos, também podem ser manifestações de anafilaxia. As manifestações alérgicas podem iniciar com sintomas cutâneo e mucoso e evoluir para anafilaxia, apresentando acometimento respiratório ou gastrointestinal por exemplo”, explica Albertina.

Principais manifestações da reação alérgica grave:

Na pele e mucosas (80% a 90% dos casos): Vermelhidão localizada ou no corpo todo, coceira, manchas na pele, placas no corpo e/ou inchaço nos olhos e lábios. Geralmente, são as mais frequentes e aparecem primeiro.

Respiratórias (70% dos episódios): coceira e entupimento nasal, espirros, coceira ou aperto na garganta, dificuldade para falar, rouquidão, estridor, tosse, chiado no peito ou falta de ar.

Gastrointestinais (30% a 40%): náuseas, vômitos, cólicas e diarreia

Cardiovasculares (10% a 45%): pressão baixa, com ou sem desmaio, aceleração ou descompasso dos batimentos cardíacos.

Neurológicas (10% a 15% dos casos): dor de cabeça, crises convulsivas e alterações do estado mental.

Outras manifestações clínicas: sensação de morte iminente, contrações uterinas, perda de controle de esfíncteres, perda da visão e zumbido.

Tratamento

A anafilaxia é considerada uma emergência médica. A condição tem cura, mas como é um acontecimento de extrema emergência, que pode acontecer de uma hora para outra, deve-se lidar com rapidez e buscar ajuda médica imediatamente. O tratamento, geralmente, é realizado com anti-histamínicos, que inibem a ação da histamina, substância responsável por reações alérgicas; ou com injeções de epinefrina (adrenalina). 

Outros medicamentos também podem ser associados ao tratamento, como antialérgicos, corticoides e broncodilatadores, mas não devem ser administrados antes ou no lugar da adrenalina e também não devem atrasar a administração rápida de adrenalina assim que a anafilaxia for identificada. Após a recuperação da anafilaxia é recomendado o acompanhamento com um especialista em alergia e imunologia para realizar corretamente o diagnóstico, tentar identificar os agentes desencadeantes daquela reação, diminuindo o risco de reação anafilática futura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES