Assessor sofre AVC aos 36 anos e morre após show

O assessor de camarim da banda Lagosta Bronzeada, Francisco Rafael de Freitas, de 36 anos, morreu após sofrer um AVC

AVC pode ser prevenido evitando alguns fatores de risco | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O assessor de camarim da banda Lagosta Bronzeada, Francisco Rafael de Freitas, de 36 anos, morreu após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ele estava em uma apresentação de São João no Maranhão e os sintomas começaram após ele chegar em casa. Ele trabalhava dando assistência aos vocalistas da banda de forró.

A apresentação de São João foi na cidade de Dom Pedro, no Maranhão. O motorista da banda deixou Rafinha, como ele era conhecido, em casa no fim da noite. Na madrugada de segunda-feira ele passou mal. Quando os familiares perceberam, buscaram ajuda médica para que ele recebesse os primeiros atendimentos.

Ele foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no município de Caucaia. A princípio, na primeira avaliação em Rafinha o AVC não foi identificado. Só depois de uma segunda avaliação é que o problema foi identificado e ele foi encaminhado ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF). 

Como prevenir um AVC

Segundo o Ministério da Saúde, existem alguns fatores de risco que contribuem para que se tenha um AVC e outras doenças crônicas, como câncer e diabetes. "Alguns desses fatores não podem ser modificados, como a idade, a raça, a constituição genética e o sexo. Outros fatores, entretanto, dependem apenas da pessoa e são os principais para prevenir essas doenças".

Para evitar passar por este problema, existem algumas condutas que podem ser adotadas ou evitadas, como não fumar; não consumir álcool; não fazer uso de drogas ilícitas; manter alimentação saudável; manter o peso ideal; beber bastante água; praticar atividades físicas regularmente; manter a pressão sob controle e manter a glicose sob controle.

Como identificar um AVC

Os sintomas associados ao AVC desenvolvem-se em poucos minutos ou horas e incluem dificuldade de articular palavras, perda de força de um lado do corpo, incluindo ou não a face, formigamentos ou parestesias em um lado do corpo, incluindo ou não a face, perda súbita de parte da visão e alteração do equilíbrio, coordenação ou tontura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES