Descubra hábito comum que aumenta o risco de sofrer Alzheimer e AVC

Hábito comum entre brasileiros pode estar associada ao risco de desenvolver estas condições

A associação descoberta no estudo tem recebido atenção científica crescente nas últimas décadas | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa publicada na Neurology, a revista médica da Academia Americana de Neurologia, mostrou que as pessoas que passam menos tempo em um sono profundo podem ter maior probabilidade de sofrer um derrame, doença de Alzheimer e declínio cognitivo. O hábito comum entre diversos brasileiros pode aumentar o risco dessas condições, no entanto, o estudo não prova que a  apneia do sono pode causar alterações no cérebro, ele mostra uma associação.

A apneia do sono é um distúrbio do sono potencialmente grave no qual a respiração para e recomeça repetidamente. Existe a possibilidade de que, se a pessoa roncar alto e se sentir cansada mesmo depois de uma noite inteira de descanso, ela pode ter apneia do sono. A doença crônica ocasionada devido à ausência de descanso e má qualidade do sono, pode levar a problemas de saúde, como aumento de risco cardiovascular, hipertensão, arritmia cardíaca e insuficiência cardíaca, diabetes e problemas de memória e de concentração.

O estudo envolveu 140 pessoas com apneia obstrutiva do sono com 73 anos sendo a idade média dos participantes. Os participantes não tinham problemas cognitivos no início do estudo e também não desenvolveram demência. Um total de 34% tinha apneia do sono leve, 32% moderada e 34% grave. Os pesquisadores examinaram quanto tempo as pessoas passaram no estágio de sono profundo, que é considerado o melhor marcador para a qualidade do sono.

Na pesquisa constatou-se que as pessoas com apneia do sono grave tinham um volume maior de hiperintensidades da substância branca do que aquelas com apneia do sono leve ou moderada. Eles também reduziram a integridade axonal, que conecta as células nervosas no cérebro.

As hipersensibilidades da substância branca são pequenas lesões visíveis em exames cerebrais. O sono é um biomarcador da saúde da substância branca do cérebro, que é uma região importante para conectar diferentes partes do cérebro.Os pesquisadores levaram em consideração idade, sexo e condições que poderiam afetar o risco de alterações cerebrais, como pressão alta e colesterol alto.

Quais são os sintomas de apneia do sono?

Na apneia do sono, muitas vezes, o paciente não percebe que deixa de respirar durante a noite. O que ele sente são outros indicadores, como:

  • sonolência excessiva durante o dia;
  • ao acordar, sensação de não ter descansado o suficiente;
  • acordar engasgado ou com a sensação de estar sufocando;
  • acordar ofegante;
  • dor de cabeça matinal;
  • dificuldades de concentração e de memória;
  • queda de rendimento nos estudos ou no trabalho;
  • irritabilidade;
  • depressão;
  • impotência sexual (homens).

Outros sintomas de apneia incluem:

  • roncar muito durante a noite;
  • acordar com boca seca;
  • acordar com dor de garganta;
  • acordar várias vezes durante a noite, mesmo que sem perceber;
  • levantar muitas vezes para fazer xixi à noite ou mesmo fazer xixi na cama sem perceber.

Como é o tratamento de apneia do sono?

O tratamento da apneia do sono é acompanhado por um médico pneumologista, que vai avaliar a qualidade do sono do paciente e pode indicar o uso de um CPAP. O CPAP é uma maquininha que é ligada durante à noite e ajuda a manter o paciente respirando enquanto ele dorme.

Em alguns casos de apneia obstrutiva, procedimentos cirúrgicos também podem ser indicados para ajudar a manter as vias aéreas bem abertas, mesmo quando o paciente está dormindo. Por fim, também pode ser indicado uma mudança no estilo de vida, para que o paciente perca peso, deixe de fumar ou de beber bebidas alcóolicas antes de dormir, para ajudar a garantir sua qualidade do sono.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES