Azia, queimação: descubra quais os piores alimentos para quem tem refluxo

Azia e queimação costumam ser os sintomas mais comuns entre as pessoas que têm refluxo

Alguns alimentos são capazes de piorar os sintomas do refluxo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Azia e queimação costumam ser os sintomas mais comuns entre as pessoas que têm refluxo e costumam incomodar bastante e são frequentes. E alguns alimentos conseguem piorar ainda mais esses sintomas, por isso precisam ser evitados. De acordo com especialistas, alimentos que provocam um maior relaxamento da musculatura da transição entre o esôfago e o estômago estão associados às queixas da doença. 

Para ajudar a melhorar a alimentação e evitar que ela piore o quadro do seu refluxo, trouxemos uma lista de alimentos que precisam ser evitados. O primeiro deles é o café que, por ser rico em cafeína, acaba irritando a mucosa do estômago, contribuindo para o relaxamento do músculo que mantém a parte inferior do esôfago fechada, o esfíncter esofágico. É ele que evita o retorno dos alimentos e do ácido gástrico para o estômago.

Chocolate e cerveja

O chocolate também não é indicado para quem tem o problema, por ser rico em gorduras. A versão branco e ao leite são ainda piores. Eles possuem uma digestão lenta, o que atrasa o processo de esvaziamento gástrico e aumenta a produção de ácido no estômago. O chocolate também contém cafeína, que causa irritação na mucosa do estômago.

A cerveja também pode ser uma bomba para quem sofre com refluxo, isso porque o álcool presente na bebida causa irritação no revestimento estomacal e esofágico e ainda relaxa o esfíncter do esôfago, causando os sintomas de azia e queimação. É importante que se saiba que outras bebidas alcoólicas, além da cerveja também causa esse efeito, como uísque, vinho e vodka.

Sorvete e batata frita

E para aqueles que sofrem com refluxo e são amantes de sorvetes, temos uma péssima notícia. Esse alimento também piora os sintomas desse problema, isso porque ele é rico em gorduras, o que contribui para aumentar seu tempo de digestão. O sorvete também é rico em açúcar, que é um tipo de carboidrato simples que diminui a contração do esfíncter esofágico, facilitando a passagem de ácido estomacal para o esôfago e provocando o refluxo.

Quem não abre mão de uma batata frita também precisa ficar atento, pois esse alimento também causa uma piora nos sintomas de refluxo e azia. A gordura presente nela é responsável por estimular a produção de ácido pelo estômago e a liberação do hormônio chamado colecistocinina, que contribui para aumentar o relaxamento do esfíncter esofágico. Isso contribui para que o ácido do estômago volte para o esôfago e cause refluxo, azia, queimação, além de má digestão e sensação de barriga inchada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES