Se sente mal após comer? Saiba o que causa o refluxo e como tratar

A doença do refluxo gastresofágico se caracteriza pela alta incidência e pela variedade sintomas, que podem ser confundidos com o de outras patologias e, por isso, demandam atenção e exames médicos

O refluxo é uma condição comum que afeta cerca de 25 milhões de brasileiros | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O refluxo gastroesofágico (RGE) é uma condição comum que afeta cerca de 25 milhões de brasileiros, de acordo com o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD). A enfermidade pode ter impacto significativo na qualidade de vida de pacientes, causando sintomas como azia, regurgitação ácida, dor no peito e tosse crônica. O esfíncter esofágico inferior, uma estrutura muscular localizada na junção gastroesofágica, normalmente impede que o conteúdo do estômago retorne para o esôfago.

Entretanto, quando esse sistema não funciona adequadamente, o ácido gástrico pode vazar para o esôfago, causando irritação e inflamação e caracterizando o refluxo. A condição pode acontecer em alguns momentos do dia em crianças e adultos, especialmente após as refeições, e em recém-nascidos de forma natural. O refluxo gástrico se torna uma doença quando causa sintomas recorrentes e danos ao esôfago. Nesses casos, gastroenterologistas devem ser procurados para avaliar a necessidade de tratamento.

O que causa?

O refluxo gástrico geralmente é causado pelo enfraquecimento ou relaxamento anormal do esfíncter esofágico inferior. Ele pode ser provocado por hérnia hiatal, que ocorre quando uma porção do estômago é empurrada para cima através da abertura do diafragma, além de outras condições médicas e hábitos de vida. Obesidade, gravidez e diabete podem aumentar o risco de refluxo gástrico. O consumo de alguns alimentos e bebidas também contribui para o quadro, como café, álcool, ingredientes picantes, gordurosos ou ácidos, além de tabagismo.

O estresse pode aumentar a produção de ácido no estômago e afetar o funcionamento do esfíncter esofágico inferior, causando os sintomas de refluxo. Por fim, alguns medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroides, relaxantes musculares e medicamentos para pressão arterial, podem contribuir para a doença.

Como aliviar o refluxo?

Os sintomas do refluxo gástrico podem ser reduzidos ao adotar uma dieta mais saudável, evitando alimentos que irritem o estômago e aumentem a produção de ácido gástrico, como comidas gordurosas, picantes, café e bebidas alcoólicas. É importante também não comer em excesso nem se deitar imediatamente após as refeições. A sensação de incômodo pode ser aliviada com o consumo de frutas como maçã e pêra sem casca, além de líquidos como água gelada, chá de funcho e gengibre, suco de batata crua, couve, maçã, mamão e linhaça.

O excesso de peso pode aumentar a pressão no estômago e causar refluxo, por isso manter o peso adequado contribui para reduzir a ocorrência do problema. O tabagismo deve ser evitado, já que fumar pode enfraquecer o músculo do esfíncter esofágico inferior, permitindo que o ácido gástrico escape para o esôfago.

Como tratar refluxo gástrico?

O tratamento do refluxo gástrico pode envolver uma combinação de mudanças no estilo de vida e remédios. A automedicação pode piorar a condição, então qualquer remédio deve ser consumido apenas sob orientação médica. Os fármacos indicados incluem antiácidos, que aliviam os sintomas imediatamente, inibidores da bomba de prótons, que reduzem a produção de ácido gástrico, e antagonistas dos receptores H2, que bloqueiam a ação do ácido no estômago. Além disso, podem ser receitadas substâncias que fortaleçam os músculos do esôfago. Em casos mais graves, quando pacientes não respondem aos medicamentos, pode ser necessária a realização de cirurgia para corrigir o refluxo gástrico, com a implantação de uma válvula antirrefluxo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES