Batata frita pode desencadear quadro de depressão? Estudo responde

Segundo a pesquisa, comer batata frita de maneira frequente e excessiva pode desencadear sintomas de ansiedade e depressão

Pesquisadores sugerem que o consumo exagerado e frequente de batata frita pode causar sintomas de distúrbios mentais | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O consumo de batatas pré-fritas congeladas segue em ritmo de crescimento de 10% ao ano nos últimos cinco anos no Brasil. Boa parte desse movimento se deve à evolução do mercado e investimento em capacidade de produção. Para os próximos anos, a tendência do aumento no consumo de batata frita no Brasil e no mundo, nos indica uma projeção de evolução.  O produto congelado pré-frito se encaixa no padrão de mudança de estilo de vida com a crescente valorização da praticidade no preparo dos alimentos e a preocupação com a qualidade nutricional. Em território nacional, o consumo médio de batata por pessoa deve passar de 3,5 kg/ano, registrado em 2022, para 5,2 kg/ano em 2026.

No entanto, consumir o alimento com grande frequência pode impactar negativamente a saúde mental, de acordo com um estudo da Universidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, realizada em 2018, comer batata frita de maneira frequente e excessiva pode desencadear sintomas de ansiedade e depressão. Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram os hábitos alimentares de mais de cem mil pessoas ao longo de oito anos. 

Os índices finais apontaram que indivíduos que consumiam batata frita duas vezes ou mais por semana tinham um risco 17% maior de desenvolver sintomas de depressão em comparação com aqueles que consumiam batata frita menos de uma vez por mês. Além disso, aqueles que consumiam batata frita com frequência também apresentavam um risco 8% maior de desenvolver ansiedade.

Batata Frita x Saúde Mental

Os cientistas explicaram que alimentos ricos em gordura trans e carboidratos simples podem causar malefícios no corpo, afetando o equilíbrio de neurotransmissores importantes. É o caso da serotonina, por exemplo, diretamente relacionada ao humor e ao bem-estar. Por outro lado, incluir alimentos saudáveis na dieta melhora a produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, como a serotonina e a endorfina, melhorando o humor, explica a Dra. Lorena Balestra, médica pós-graduada em nutrologia e endocrinologia.

Não devo mais comer mais batata frita?

É necessário destacar que esta pesquisa não deve ser vista como uma conclusão definitiva de que o consumo de batata frita está diretamente relacionado ao desenvolvimento de sintomas de ansiedade e depressão, aponta a especialista. “Ainda são necessárias mais pesquisas e revisões sistemáticas, incluindo metanálises, para estabelecer uma relação clara entre esse alimento e a saúde mental. Outros fatores, como a genética e o ambiente, também desempenham um papel no desenvolvimento desses problemas”, afirma Lorena. 

No entanto, é inegável que manter uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para o bem-estar geral do corpo e da mente. “Incluir uma variedade de alimentos nutritivos e evitar alimentos altamente processados e ricos em gorduras trans pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de diversas doenças, incluindo as de ordem mental.  Além disso, outros hábitos saudáveis, como a prática regular de atividade física e a manutenção de um sono de qualidade, também contribuem para a saúde mental e física”, recomenda a médica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES