Bebê indiano nasce com três mãos; entenda fenômeno raro

A condição se caracteriza por uma malformação congênita que leva a pessoa a ter um número de membros maior do que o normal

Terceira mão está localizada nas costas da criança; médicos diagnosticaram a criança com polimelia, um raro fenômeno médico | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um fenômeno médico extremamente raro ocorreu na Índia, informou o tabloide britânico Daily Mail. Um bebê nasceu com três mãos, sendo a terceira  localizada nas costas.. A criança tem dois dos membros no lugar correto, como a maioria dos outros seres humanos, e um terceiro na parte inferior das costas.

De acordo com o jornal inglês “Daily Mail”, trata-se de polimelia, um raro fenômeno médico e de pouco relato na literatura. A condição se caracteriza por uma malformação congênita que leva a pessoa a ter um número de membros maior do que o normal. Estes membros acessórios, como são chamados, muitas vezes não são completamente bem formados, mas geralmente possuem ossos e sangue.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o bebê deitado, chorando e ainda com o cordão umbilical preso ao corpo, fato que indica que ele havia acabado de nascer. Nas imagens é possível ver que o “braço” extra é menor que os demais e que a mão apresenta apenas três projeções em suas extremidades. As informações sobre nome, sexo e tipo de parto não foram divulgadas pelo hospital onde a criança nasceu, no estado de Rajasthan, no norte da Índia. 

Os médicos também não informaram a respeito de um possível procedimento cirúrgico. Em casos passados, a decisão foi de amputar o membro extra. Foi o que aconteceu, por exemplo, em 2016, também na Índia, quando uma menina de Délhi nasceu com uma perna a mais, localizada nas costas. Segundo o jornal inglês, os médicos do hospital Govind Ballabh Pant conseguiram amputar o membro, com sucesso, no fim do mês passado. 

Em outro caso, um menino nasceu no Iraque com oito membros depois que seu gêmeo siamês não se formou adequadamente. Em vez de desenvolver um corpo separado, os membros do outro bebê não desenvolvido foram absorvidos por aquele que nasceu como resultado da polimelia. Com sete meses, a criança foi levada para a Índia para uma operação complexa a fim de remover os membros extras. Foram necessários três estágios de operação pelos cirurgiões do hospital Jaypee, também em Delhi.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES