Saiba como funciona a bioestimulação de colágeno, adotado por famosas

Procedimento querido por famosas estimula produção da proteína e ajudam a recuperar qualidade da pele

Os produtos são indicados para tratar flacidez e melhorar a qualidade da pele quando ela é muito fina e enrugada | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Produtos que prometem estimular a produção de colágeno se tornaram populares nas clínicas médicas como mais uma ferramenta para tentar frear o processo de envelhecimento. Entre eles estão os bioestimuladores de colágeno, que, apesar de conhecidos há pouco mais de uma década, voltaram ao centro das atenções daqueles que buscam combater as rugas e marcas de envelhecimento.

"O colágeno é uma proteína fabricada naturalmente pelo corpo humano. Entre suas funções estão a sustentação e a firmeza da pele. Como a produção dessa substância diminui a partir dos 25 anos, os tecidos vão se tornando mais flácidos. Os ativos são aplicados com cânulas sob a derme e geram uma reação inflamatória controlada no local e estimulam colágeno", explica Eliza Minami, cirurgiã plástica membro da SBCP (Sociedade de Cirurgia Plástica) e responsável pela área de cosmiatria da entidade. Os produtos são indicados para tratar flacidez e melhorar a qualidade da pele quando ela é muito fina e enrugada. "Os bioestimuladores podem ser prescritos para atletas de alta performance que perdem muita gordura facial, ou para pessoas que emagreceram muito", diz a especialista.

Famosas como Rafa Kalimann, Sabrina Sato e Anitta já adotaram o tratamento com bioestimulação de colágeno para deixar o bumbum ainda mais poderoso. O procedimento é famoso entre as celebridades, pois rejuvenesce e deixa a pele com um aspecto saudável. No entanto, pairam diversos mitos sobre a técnica. Com isso, o médico e especialista Hamilton Couto explica as áreas e quais benefícios isso pode trazer.

"Os bioestimuladores são substâncias que quando aplicadas nas camadas mais profundas da pele desencadeiam um processo inflamatório local, e em resposta à esse processo inflamatório, o organismo produz colágeno. É exatamente esse colágeno que melhora a qualidade da pele resgatando um aspecto mais jovial e saudável", e ele completa, "A bioestimulação pode ser feita em qualquer região corporal com flacidez. Mãos, braços e coxas são regiões que geralmente evoluem com flacidez com o avançar da idade". Aliás, ter uma pele bonita e saudável é o desejo de todos. Porém, a partir dos 30 anos, algumas mudanças fisiológicas começam a ocorrer devido ao aumento da perda de colágeno, a proteína que dá firmeza e elasticidade ao tecido cutâneo, necessitando assim, do tratamento.

"Todas as pessoas que possuem flacidez podem se beneficiar da bioestimulação. Trata-se de um procedimento simples, realizado no próprio consultório, com anestesia local e com uma taxa mínima de complicações", afirma Hamilton Couto. Mas não pense que você conquistará uma aparência mais jovem imediatamente. Os produtos demoram cerca de um mês para fazer efeito, atingem o auge da ação três meses depois e os resultados duram até dois anos.

O dermatologista Newton Morais, diretor clínico da Clínica Mais, em São Paulo, conta que, por causa da popularização desses procedimentos, a maioria dos pacientes já chega ao consultório dizendo o nome comercial do bioestimulador que deseja. Anitta, por exemplo, é uma de suas clientes, e sempre mostra aos seguidores suas aplicações. No entanto, a decisão sobre qual produto usar depende de avaliação médica e não do gosto do freguês. 

"O profissional vai examinar o paciente e definir que tipo de bioestimulador é melhor para ele. Isso vai decorrer de vários fatores, como as áreas a serem tratadas e as queixas", observa Morais. Para obter melhores resultados, ressalta o dermatologista, é preciso associar outros tratamentos, como ultrassom microfocado, para estimular os músculos, preenchedor de ácido hialurônico, para repor os coxins de gordura, e toxina botulínica (botox), para suavizar as rugas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES