Benefícios surpreendentes da beterraba: 3 motivos para incluí-la na dieta

A beterraba, além de muito nutritiva, é versátil e pode ser consumida tanto crua como cozida, na salada, em bolos e em forma de sucos

A beterraba é versátil e pode ser consumida de várias formas | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A beterraba, além de muito nutritiva, é versátil e pode ser consumida tanto crua como cozida, na salada, em bolos e em forma de sucos. Esse último tem ganhado cada vez mais adeptos. A hortaliça faz parte da "família Chenopodiaceae", que também tem o espinafre e a acelga. Para convencê-lo a incluir de vez este alimento na sua dieta, a nutricionista da MedSculp, Fabíola Espíndola listou três benefícios da beterraba.

O primeiro deles é a diversidade. "A beterraba é um alimento, que possui uma variedade de vitaminas e minerais em sua composição. Dentre eles, potássio, fósforo, magnésio e cálcio, que apresentam quantidades significativas, além de vitaminas A e C. Ela possui essa coloração vermelho-arroxeado devido à presença de betalaínas (pigmentos hidrossolúveis), importante antioxidante natural para o organismo. E capaz de retirar os radicais livres prevenindo doenças", comentou.

A beterraba é rica em nitrato que será convertido em óxido nítrico pelo organismo. “Esse óxido nítrico, favorece a vasodilatação e está relacionado com o aumento das trocas gasosas, aumento do fluxo sanguíneo, biogênese mitocondrial, eficiência, fortalecimento da contração muscular, e regulação de oxigênio no músculo ativo", complementou Fabíola. Com isso, fica claro que a beterraba é uma aliada na redução da pressão arterial, já que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, favorece a queima de gordura e melhora a circulação.

Útil para quem mantém vida física ativa

A beterraba é uma grande aliada de quem pratica atividade física e pode até tranformar-se em suplemento. "Suplementos de suco de beterraba demonstraram reduzir a fadiga muscular associada a exercícios físicos e promovendo a regeneração muscular após o exercício. No entanto, esses estudos demonstram benefícios em praticantes iniciantes de atividades físicas tanto no treinamento aeróbico quanto no anaeróbico", concluiu Fabíola Espíndola.

Como consumir

A beterraba pode ser consumida na forma crua ou cozida, em sucos, saladas, sopas, patês e bolos. O mais recomendando por nutricionistas é dar prioridade à forma crua, pois o seu principal nutriente antioxidante, a betalaína, é perdido quando cozido em temperaturas elevadas. Além disso, as folhas da beterraba também podem ser consumidas em refogados, omeletes, sopas, tortas e panquecas.

Dados

O Instituto de Economia Agrícola (IEA) / Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (CATI) informou no ano de 2018, que a área de produção de beterraba foi de 5.207,23 hectares, apenas em São Paulo, cujo trabalho foi de 7.451.582,18 caixas de 23 kg, equivalente a 171.386,39 toneladas devido ao cultivo elevado de híbridas. Outros estudos mencionam que a área plantada de beterraba no Brasil é de aproximadamente 18 mil hectares. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES