Bomba de colágeno: alimentos que deixarão sua pele linda e jovem

O colágeno, dentre outras funções, é responsável por prevenir o envelhecimento da pele

Alguns alimentos são fontes de colágeno para a pele | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O colágeno, dentre outras funções, é responsável por prevenir o envelhecimento da pele. Ele é produzido pelo corpo, mas também pode ser reforçado a partir do consumo de alguns alimentos que são fontes de proteínas. A partir dos 30 anos de idade, a produção do colágeno pelo corpo começa a diminuir, tornando ainda mais necessária sua manutenção por meio da alimentação.

A nutricionista Angéli Marques Golfetto, em entrevista ao Eu Atleta, afirma que antes de recorrer A suplementos, é importante optar por uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável. Para ajudar na hora da escolha dos principais alimentos fonte de colágeno ou que contribuem para estimular sua produção pelo organismo, a profissional preparou uma lista do que incluir na alimentação.

A gelatina é um dos alimentos indicados pela nutricionista. Ela comenta que ela é retirada de cartilagens, pele e ossos de animais, como porcos e bois, e é uma importante fonte de colágeno. Ela comenta ainda que as opções de maior qualidade e mais benéficas são aquelas sem corantes ou aromatizantes, e podem ser utilizadas em receitas.

Frango e miúdos

O frango é outra dica da nutricionista para quem busca alimentos ricos em colágeno. Segundo a profissional, a cartilagem do osso do frango possui aproximadamente 90% de proteínas. Destas, 35% são colágeno. Devido a isso, muitos suplementos de colágeno usam o frango como fonte de aminoácidos. O pé de galinha também é uma boa opção.

Os alimentos chamados miúdos também são uma das dicas da nutricionista. Um dos principais exemplos é o fígado, que é rico em cobre e ferro, que é importante para a produção de energia e defesas antioxidantes. O cobre é importante ainda para a atividade da lisil oxidase, uma enzima envolvida na ligação cruzada do colágeno e elastina.

Frutas

As frutas cítricas são fonte de vitamina C e facilitam a síntese do colágeno. A nutricionista aconselha as pessoas a apostarem em opções como laranja, acerola, limão e abacaxi. Já as frutas vermelhas são ricas em cianidina e vitamina C, que são antioxidantes que combatem os radicais livres.

Outras fontes

Golfetto cita ainda como importantes fontes de colágeno a clara de ovo, o mocotó, a carne vermelha, caldo de ossos, leguminosas como feijão e lentilha, brócolis, folhas verde-escuras, soja, aveia, sementes de linhaça e chia, azeitona e até água, que hidrata e melhora a elasticidade da pele. “Nem todas as fontes de colágeno são de origem animal. Hoje há até suplementos de origem vegana. Mas o colágeno é mais biodisponível em alimentos de origem animal, sendo absorvido mais rapidamente. Isso não quer dizer que a dieta vegana ou vegetariana não tenham fontes boas, mas que será preciso consumi-las em quantidade um pouco maiores”, afirma a nutricionista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES