Bruxismo: conheça as causas e os sintomas desse problema

Entre os fatores que podem desencadear bruxismo está estresse e ansiedade

O bruxismo pode causar desgastes dentários e uma série de outros sintomas | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já ouviu falar em bruxismo? O nome pode soar estranho de início, mas esse problema nada mais é do que as crises do rangimento de dentes. Elas pode vir em variações diferentes e podem aparecer tanto durante o dia, no qual chamamos de bruxismo de vigília; ou durante a noite no sono, o que é o caso do bruxismo noturno.

Entre os fatores que podem desencadear bruxismo está estresse e ansiedade. A maioria das pessoas só se dá conta do problema de saúde bucal quando tem um dente quebrado ou detecta o desgaste. A cirurgiã dentista Suyana Carneiro explica que o bruxismo é um ato involuntário de ranger ou apertar os dentes, que pode acontecer durante o sono ou durante o dia.

“Os dentes superiores quando encostam com os dentes inferiores, eles fazem movimentos laterais, movimentos pra frente, pra trás, movimentos fortes, precisos e isso faz com que ocorra o ranger dos dentes que fica um atrito forte e vigoroso. Ou então ele pode fazer com que os dentes fiquem bastante apertados e isso também é uma forma de bruxismo causado por fatores emocionais como o estresse”, explica a especialista.

Causas e tratamento

Esse problema ocorre geralmente durante o dia. Suyana explica que os dentes desalinhados podem causar o bruxismo porque os dentes tentam achar uma posição para ficarem na sua oclusão perfeita. Existem ainda as causas multifatoriais para o bruxismo que só podem ser determinadas através de uma consulta ao especialista.

Ao perceber que você tem o problema, é necessário que se busca ajuda profissional. O tratamento para o bruxismo pode ser realizado com o uso de placas ou de aparelho ortodôntico. “O uso do aparelho corrige a posição da de dos dentes para que não cause mais tanto prejuízo em relação ao paciente bruxista”, afirma a cirurgiã.

Sintomas

Segundo o Ministério da Saúde, o bruxismo nem sempre provoca sintomas, ainda que algumas pessoas sintam dores faciais, dores de ouvido ou de cabeça quando acordam; outras percebem, com o tempo, o desgaste dos dentes, mas, em geral, só descobrem quando vão ao dentista. No entanto, alguns sinais podem se manifestar, são eles: 

– desgastes dentários leves;

– trincas no esmalte dentário;

– sensibilidade nos músculos da mastigação;

– fraturas de dentes, raízes, restaurações, próteses, chegando até mesmo a fraturas de implantes;

– dores de cabeça e na face que muitas vezes se confundem com dores de ouvido, sinusites ou até mesmo como dores de dente;

– marcas na parte interna das bochechas e na língua;

– zumbido no ouvido;

– dores e estalos ao abrir e fechar a boca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES