Câncer de mama: saiba porque o toque é tão importante

Toque na mama auxilia na detecção precoce de câncer e implica em 90% de chance de cura

Câncer de mama: detecção precoce implica em mais de 90% de chance de cura | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A auto-observação e o toque nas mamas são aspectos fundamentais para verificar se a saúde vai bem. O câncer de mama, que também é possível ser identificada em pessoas do sexo masculino, é a neoplasia mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo

Estimativas apontam que a detecção precoce implica em mais de 90% de chance de cura para este tipo de câncer, que é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, ficando atrás do Câncer de pele não melanoma. O autoexame tem importância fundamental para a prevenção do câncer de mama e as mulheres, principalmente devem realizá-lo mensalmente. 

Câncer de mama: detecção precoce implica em mais de 90% de chance de cura

No Brasil, cerca de 13% dos casos de câncer de mama em 2020 poderiam ter sido evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, da inatividade física. A ginecologista Danielle Borba, da clínica Dmi, recomenda a realização de exames de rotina.

 “A realização periódica dos exames vai garantir a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Existem muitas doenças ginecológicas que são silenciosas e que quando a mulher percebe já está num grau e fica mais desafiador o tratamento. Recomendamos a realização de exames periódicos, mesmo sem nenhum sintoma, para garantir que a doença seja tratada a contento”, disse.

A mastologista  Mayra Moreira faz algumas recomendações e explica os procedimentos para o autoexame. “Faça o autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação, se você é mulher e tem mais de 20 anos, cerca de 90% dos tumores são detectados pela própria paciente. Procure o médico para submeter-se ao exame das mamas a cada 2 ou 3 anos, se está entre 20 e 40 anos. Acima dos 40 anos, realize o exame anualmente”, explica.

Mastologista Mayra Moreira fala sobre os cuidados com o câncer de mama 

O acompanhamento ginecológico deve fazer parte da rotina de cuidados com a saúde de toda mulher. A prevenção continua sendo o melhor caminho para evitar problemas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES