Cardio é melhor do que musculação para emagrecer? Especialista explica

Essas são duas modalidade que podem ser praticadas por quem frequenta academias. Mas qual a mais eficaz?

O treino de cardio ajuda no processo de emagrecimento | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A musculação é uma das modalidade de atividade física bastante procuradas quando se decide sair do sedentarismo e ir em busca de perder alguns quilinhos indesejados. Além da musculação, os exercícios cardiovasculares, ou treino de cardio, também estão entre as escolhas de quem frequenta academias. Mas, afinal, qual dos dois tipos trará resultados mais rápidos e satisfatórios?

Segundo o gerente de musculação da Companhia Athletica, Douglas Lopresti, o ideal é fazer os dois. “Não há nada significativo na diferença da queima de calorias entre quem só faz cardio e quem só faz musculação. Sendo assim, o ideal seria unir os dois”, respondeu em entrevista para o Sport Life.

Cardio x musculação

O profissional explica que o treino de cardio melhora a condição cardiorrespiratória, impactando de forma positiva na sua capacidade de aumentar a intensidade dos treinos, além de ajuda na  recuperação quanto de regeneração dos tecidos. Já a musculação vai ajudar a garantir massa muscular ao praticante, o que também ajuda na queima de gordura, além de melhorar o  metabolismo.

“A musculação tem efeitos maiores do que somente fazer cardio, por exemplo: somente cardio dificilmente irá aumentar sua massa muscular já que além de utilizar a gordura como fonte de energia, também irá usar a massa muscular e isso significa que sua massa muscular vai embora, aumento de flacidez e correndo risco de lesões” disse. 

“Fazendo musculação aumentamos a massa muscular do corpo inteiro, aumentando a massa muscular, além de potencializar a queima de gordura, fica com físico definido, mais bonito e vai ser para o controle glicêmico já que o músculo é o tecido que mais consome glicose em repouso. Durante o exercício, o corpo com mais músculos consumindo mais glicose não sobra glicose para você voltar a engordar”, completou o profissional.

Emagrecer só com cardio

Isso é possível, segundo Douglas. “Sim. O cardio irá melhorar várias funções fisiológicas, entre elas: a melhora na saúde cardiorrespiratória, aumento dos níveis hormonais, como a testosterona, entre outras e assim aumentando o seu desempenho nos treinos. O corpo irá utilizar a gordura como fonte de energia”, garantiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES