Cardio deve ser feito antes ou depois da musculação? Entenda

Os exercícios de cardio são importantes, mas é preciso saber em que momento eles devem ser praticados

Exercícios de cardio são importantes para a saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os exercícios de cardio, ou cardiorrespiratório, são importantes por alguns motivos, como o fortalecimento do sistema cardíaco e a contribuição para a perda de calorias. Além disso, esse tipo de treino aeróbico melhora a resistência, que tem influência no aumento da frequência cardíaca, e influencia o sistema respiratório. Mas, afinal, é melhor fazer o treino de cardio antes ou depois da musculação?

O personal trainer Bruno Sapo, em entrevista o Sport Life, afirma que isso depende de alguns questões. "Depende da pessoa, do objetivo, se gosta de fazer e etc. Pensando em emagrecimento, é interessante que se combine treinos de força e os chamados cardio, que podem ser feitos em forma de curta, média, longa duração, em baixa, moderada ou alta intensidade", comenta.

Bruno acrescenta que para pessoas que não têm costume de treinar, o efeito de um treino concorrente é pequeno, ou seja, é pequena a chance de um treino ter interferência no outro. Com isso, não faz muita diferença se o cardio é feito antes ou depois da musculação. Já para pessoas que treinam há mais tempo, o êxito do treinamento concorrente pode ser maior. 

Desta forma, é mais indicado que se dê prioridade àquilo que é o objetivo principal para não interferir no que está programado para depois. "Por exemplo: se o objetivo principal for força, o treino de força primeiro. Se for ganho de condição cardio respiratória, esse treino primeiro", detalha o personal trainer.

Cardio e bem-estar

Mas, afinal, como se trabalha o cardio para quem busca bem-estar? "Depende também se a pessoa gosta ou não de fazer. Em pessoas que só fazem por que tem que fazer e buscam qualidade de vida, pode-se optar por fazer antes, pois muitas vezes após o treino de força a pessoa já está sem paciência e não acaba o cardio. Então, já começar com o cardio pode ser uma opção", afirma Bruno Sapo.

O recado para não ser vítima do overtraining

O exercício físico é importante para manter uma boa saúde, mas é preciso ter cuidados com o excesso, que pode resultar em overtraining. Isso pode trazer alguns prejuízos sérios para o esportista, independente da modalidade que ele pratica. "O exercício estimula a produção de antioxidantes e isso é ótimo. Agora, se o gasto de energia é alto demais, com um excessivo levantamento de peso, há um aumento gigantesco da produção de radicais livres e sem defesa suficiente chegamos ao estresse oxidativo. Isso danifica várias moléculas. Entre elas: colágeno e a elastina aumentando a flacidez e piorando a qualidade da pele", explica a médica cirurgiã plástica Beatriz Lassance.

Diante disso, é importante que a pessoa pratique atividade física com equilíbrio. "A cada treino você pode exigir um pouco mais dos seus músculos, mas sem sobrecarregar o corpo. Procure um nutrólogo ou nutricionista para o consumo ideal de proteínas e gorduras de boa qualidade, sem esquecer dos carboidratos, na quantidade exata, para dar energia ao corpo", encerra o médico dermatologista Abdo Salomão Júnior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES