Cardiologista revela os principais inimigos do seu coração

Atualmente, as doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no Brasil

Alguns fatores de risco comprometem a saúde do coração | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualmente, as doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no Brasil. Todos os anos, milhares de brasileiros vão a óbito em decorrência dessas doenças. Por isso é importante prevenir esse tipo de problema. Um das formas é combater os fatores de risco que comprometem a saúde cardíaca. 

Segundo o médico cardiologista e gestor da unidade coronariana do Hospital Icaraí (RJ), Cláudio Vieira Catharina, muitos fatores favorecem o cenário brasileiro de saúde pública. De acordo com o médico, são exemplos a desigualdade social, o baixo desenvolvimento socioeconômico e um modelo de dieta e estilo de vida que não ajudam a controlar os fatores de risco das doenças cardiovasculares.

No campo dos aspectos fisiológicos Cláudio aponta como fatores que colocam a saúde do coração em risco, o colesterol, a hipertensão, a obesidade, o diabetes, o sedentarismo, tabagismo e qualidade ruim do sono. "É preciso considerar também a privação do lazer e dificuldades sócio econômicas. Todos estes fatores estão fortemente presentes no nosso dia a dia", afirma.

Como combater os inimigos do coração

O médico ressalta que as doenças cardiovasculares são resultado de múltiplos fatores e têm forte relação com hábitos não saudáveis. De acordo com ele, ter uma saúde cardíaca mais equilibrada está relacionado com estilo de vida e alimentação saudáveis associada a fatores socioeconômicos. "Tudo isso aliado a medidas de melhor distribuição da renda entre os brasileiros. Gerando mais bem estar, maior nível cultural e possibilidade à melhoria de qualidade de vida", enfatiza o médico.

Do ponto de vista individual, Catharina aconselha que as pessoas comecem o cuidado com a saúde cardiovascular já na infância, com o estimulo se atividades que combatam o sedentarismo, incentivando um hábito alimentar saudável e educando as crianças para serem cidadãos comprometidos com o bem estar do próximo. "Espiritualidade, bem estar comunitário, alimentação saudável e vida ativa são os principais fatores de saúde cardiovascular", ressalta Catharina.

"No nosso cenário atual, de grande adversidade, a rotina de avaliação pode iniciar em pessoas obesas desde a juventude. Em adultos supostamente saudáveis, com conhecidos hábitos indesejáveis ou fatores de risco cardiovascular, a avaliação clínica pode ser iniciada na migração da segunda para a terceira década de vida", informa o especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES