Tem algum destes sinais? Atenção que pode ser uma doença cardiovascular

É recomendado ir ao cardiologista caso os sintomas se mantenham por vários dias, piorem ao longo do tempo ou surjam muito frequentemente

Doenças cardivasculares podem manifestar alguns sinais | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os níveis elevados de gordura no sangue e a hipertensão arterial são as causas principais que podem levar a doenças cardiovasculares. Na maioria das vezes, essas doenças não emitem sinais e não têm sintomas facilmente detectados, além disso, elas podem ser confundidas com outras condições. Diante disso, é importante estar atento.

No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis pela maioria das mortes. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil pessoas sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) por ano. Nesses casos, a taxa de mortalidade chega a ser de 30%. A estimativa é de que haverá um aumento de até 250% nesses eventos no país, até 2040.

Para evitar danos maiores, e ter tempo hábil para procurar atendimento médico, é necessário estar atento a alguns sinais. Segundo o Ministério da Saúde, algumas doenças cardíacas podem ser identificadas pelo aparecimento de alguns sintomas, como falta de ar, tontura ou desmaio frequente, cansaço fácil, palpitações, inchaço nos tornozelos ou dor no peito. É recomendado ir ao cardiologista caso os sintomas se mantenham por vários dias, piorem ao longo do tempo ou surjam muito frequentemente.

Ao perceber os sinais, é importante que se busque ajuda especializada o quanto antes. Segundo o Ministério da Saúde, quanto mais sintomas sentir, maior é a probabilidade de apresentar um quadro de insuficiência cardíaca. Muitas doenças cardíacas, no entanto, podem não apresentar sintomas e só acabam sendo descobertas após exames de rotina, como o eletrocardiograma (ECG) ou o teste de esforço.

Um ataque cardíaco pode ocorrer de forma repentina e levar à falta de fluxo sanguíneo para o cérebro. Nesse caso, alguns dos sintomas incluem dormência no rosto, perna ou braço de um dos lados do corpo, bem como problemas de visão. "Uma doença cardiovascular pode afetar todo o sistema vascular e até causar um AVC", revela o cardiologista Laurence Sperling ao site Woman's World. 

Como prevenir doenças cardíacas

O site do Ministério da Saúde traz uma lista de medidas que podem ajudar a prevenir doenças cardíacas, boa parte delas dizem respeito à abordagem de comportamentos de risco, como como o uso de tabaco, dietas não saudáveis e obesidade, falta de atividade física e uso nocivo do álcool, utilizando estratégias para a população em geral.

        -Controlar o colesterol;

        -Prevenir e controlar a diabetes;

        -Prevenir e controlar a hipertensão (pressão alta);

        -Evitar o fumo;

        -Evitar a ingestão de álcool ou consumir com moderação;

        -Manter um peso saudável;

        -Praticar exercícios físicos regularmente;

        -Manter dieta saudável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES