Caso Faustão: O papel dos medicamentos para evitar a rejeição do coração

O comunicador de 73 anos passou pela cirurgia de transplante de coração neste último domingo (27)

Remédios servem para controlar rejeição e devem ser administrados com cuidado para evitar risco de infecção | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste último domingo (27), o apresentador Fausto Silva, que esperava por um transplante cardíaco após um quadro de insuficiência cardíaca, recebeu um coração compatível com seu tipo sanguíneo e foi operado no Hospital Albert Einstein. Desde então, o comunicador de 73 anos segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em uma nota assinada pelos médicos Fernando Bacal, Fábio Antônio Gaiotto e Miguel Cendoroglo Neto, a unidade hospitalar disse que as horas subsequentes à cirurgia seriam importantes para o “acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição” do coração transplantado.

Ou seja, os próximos dias são vitais para a vida de Fausto Silva. O presidente do InCOR e apresentador do Sinais Vitais, Roberto Kalil, em entrevista à CNN Brasil, afirmou que a rejeição dos órgãos transplantados, que antes era um dos grandes problemas apresentados pelo processo, hoje pode ser evitada com a administração de medicamentos imunossupressores nos pacientes. “Hoje em dia se começa um pós-operatório convencional de cirurgia cardíaca associado a algumas drogas, como corticoides e, principalmente, os imunossupressores — que são dados no primeiro dia após o transplante”, relatou.

A cardiologista da Rede D’Or e do hospital Sírio-Libanês Stéphanie Rizk, também em entrevista à CNN, explicou que o tratamento com esse tipo de medicação precisava ser feito com cuidado, para que ele não tenha como consequência infecções que comprometem o estado do paciente.

Por mais que o órgão seja compatível, o paciente não deixa de ter um órgão estranho dentro dele. Ele precisa tomar uma medicação para evitar que o organismo rejeite aquele novo coração dentro dele. São os remédios imunossupressores. É sempre aquela balança da rejeição ou infecção. Você não pode tomar remédio para imunossuprimir demais seu organismo a ponto de estar mais suscetível a uma infecção grave”, explicou.

Outros problemas causados pelos imunossupressores

  • Insuficiência renal;
  • Neoplasia, ou seja, câncer;
  • Doença vascular do enxerto.

Faustão pulou a fila?

A notícia da cirurgia trouxe à tona discussões nas redes sociais, onde a maioria dos internautas comemorou a realização do procedimento. No entanto, também surgiram questionamentos quanto à velocidade com que Faustão recebeu o novo órgão, levantando suspeitas de que ele poderia ter furado a fila do SUS.

Mas não, Faustão não furou a fila do SUS. Sua prioridade decorre da gravidade de sua condição de saúde. A fila de transplantes de órgãos no Brasil é gerenciada pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Nacional de Transplantes. Os pacientes são cadastrados na lista única de transplantes por ordem cronológica de registro, mas também levando em consideração critérios médicos como a gravidade da doença, o tipo de órgão necessário, o estágio da enfermidade e outras especificações técnicas.

Além disso, a compatibilidade genética e a localização também influenciam na escolha dos receptores, uma vez que o tempo de isquemia, que é o período em que o órgão permanece fora do corpo, é um fator crucial. Em muitos casos, a gravidade da doença e a condição de crianças também são consideradas prioridades, tanto quando o doador é uma criança quanto quando as crianças concorrem diretamente com adultos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES