Casos de câncer devem crescer: veja os sintomas e os tipos mais frequentes

O Brasil deve registrar a cada ano, entre 2023 e 2025, 704 mil novos casos de câncer, segundo projeção do Instituto Nacional do Câncer (INCA)

Número de casos de câncer deve crescer nos próximos 3 anos no Brasil, segundo o INCA | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil deve registrar a cada ano, entre 2023 e 2025, 704 mil novos casos de câncer, segundo projeção do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Com isso, a alta de casos deve ser de quase 13%, se comparado ao triênio anterior. Entre os 21 tipos de câncer mais comuns no Brasil, nós temos o de pele não melanoma, com 31,3% do total de casos; mama feminina, com 10,5% dos casos; próstata, com 10,2% e cólon e reto.

Alguns fatores explicam a alta de casos. Segundo especialistas, um dos motivos é o fato de que a população cresceu, ficou mais velha e a idade é um dos fatores de risco. Há ainda o estilo de vida dessa população, com uma alimentação pouco saudável e sem a prática de atividade física, o que ajuda no surgimento de cânceres. Atualmente, cerca de 60% dos casos diagnosticados estão relacionados ao estilo de vida. 

Câncer de pele não melanoma

Esse é o tipo de câncer mais comum no Brasil, mas, quando detectado e tratado de forma precoce, ele apresenta grande chance de cura. O não melanoma está entre os tumores de pele mais comuns e de menor índice de mortalidade. No entanto, ele pode causar mutilações muito expressivas se não tiver um tratamento adequado. Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas deste tipo de câncer são manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram; feridas que não cicatrizam em 4 semanas e sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor.

Câncer de mama

Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. A incidência é maior após os 35 anos de idade e vai crescendo com os passar da idade, principalmente após os 50 anos. Antes dos 35 anos, ele costuma ser mais raro. Segundo o Ministério da saúde, os sinais mais comuns da doença são a presença de nódulo, que geralmente não apresenta dor, costuma ser duro e irregular. 

Câncer de próstata

Já entre os homens, depois do câncer de pele, o câncer de próstata é o mais comum. A doença afeta a próstata, que é uma glândula que fica abaixo da bexiga, envolvendo a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Esse tipo de câncer não costuma apresentar sintomas na fase inicial. Quando eles começam a aparecer, os mais comuns costumam ser dificuldade de urinar;  sangue na urina; demora em começar e terminar de urinar; diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Câncer de cólon e reto

O câncer colorretal é o terceiro em incidência entre a população, com cerca de 40 mil novos casos por ano. Os sinais e sintomas mais comuns são presença de sangue nas fezes; anemia; fraqueza, cansaço; dor e cólica abdominal frequente com mais de 30 dias de duração; emagrecimento rápido e não intencional e alteração no ritmo intestinal de início recente - quando um indivíduo que tinha o funcionamento intestinal normal passa a ter diarreia ou constipação.

  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES