Cefaleia tensional: entenda a condição da influenciadora Virginia Fonseca - Sintomas

A influencer revelou nas redes sociais que sua médica suspeita que seu caso seja de cefaleia tensional. Entenda o que é a patologia - Sintomas

Slide 3 de 3
Avalie a matéria:

Sintomas

Dor em forma de pressão, como se você estivesse usando um capacete que pesa na sua cabeça;

Dor na nuca, ou que atinge a testa e as laterais da cabeça;

Muita sensibilidade no couro cabeludo, pescoço ou ombros.

"A cefaleia tensional pode durar cerca de 30 minutos, mas é recomendável a busca por tratamento médico caso ela se torne frequente", afirma.

Causas

De acordo com o especialista, a cefaleia tensional pode ter diversas causas. Ele cita as principais:

Estresse e ansiedade

"O estresse crônico e as crises de ansiedade são os principais causadores da cefaleia tensional, pois faz com que haja a contração dos músculos do pescoço e das têmporas. A sensação é de que a cabeça está sendo comprimida", explica.

Bruxismo de vigília

"O bruxismo de vigília consiste no hábito de tensionar a mandíbula de maneira inconsciente ao longo do dia. Isso pode fazer com que ocorra dor na face e na cabeça. Além disso, muitas vezes o sistema nervoso central fica sensibilizado, passando a enviar estímulos que o seu corpo interpreta como sinais de dor", esclarece o médico.

Privação do sono

"Dormir pouco pode afetar o corpo como um todo, mas acarreta principalmente a cefaleia tensional, pois o corpo precisa de um sono reparador para conseguir se recuperar para o próximo dia", revela.

Má postura

"Qualquer atividade em que a cabeça permaneça na mesma posição, sem se mover por um longo período, pode acarretar a cefaleia tensional. Entre elas estão postura inadequada em frente ao computador, ficar com a cabeça abaixada para visualizar o celular e dormir em uma posição anormal", aponta Wanderley.

Diagnóstico e tratamentos

O diagnóstico da cefaleia tensional é clínico, feito a partir da descrição dos sintomas com o histórico do paciente. No entanto, o médico pode solicitar a realização de um exame neurológico, se houver necessidade.Para tratar a cefaleia tensional, é comum a prescrição de medicamentos. Geralmente, os medicamentos mais indicados são os analgésicos e os anti-inflamatórios, que agem rapidamente, cessando a dor de cabeça. Também há a indicação de descanso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES