Ceia de Natal para diabéticos: saiba quais cuidados tomar

A ceia de Natal é momento de alegria para muita gente, mas para quem tem diabetes pode ser um pesadelo

Pessoas com diabetes devem tomar alguns cuidados na ceia de Natal | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Daqui a poucos dias estaremos com nossa família em torno de uma mesa recheada de comidas deliciosas típicas das festas de final de ano. Para boa parte das pessoas esse é um momento de felicidade, mas para quem tem diabetes isso pode ser um pesadelo, já que eles precisam estar muito atentos à sua alimentação.

Dados da Federação Internacional de Diabetes mostram que o Brasil é o 5º país em número de diabéticos no mundo, registram 16,8 milhões de pessoas adultas, entre 20 a 79 anos, com a doença. Com isso, são quase 17 milhões de brasileiros que terão problema na hora de fazer seu prato na ceia de Natal deste ano.

Nesse período do ano é necessário estar mais atento à alimentação, pelo fato de que as tentações são mais frequentes. Mas não é só isso que requer cuidado. "Durante essa época do ano, o sol está mais quente e é necessário estar atento à insulina no calor. Ela não deve estar exposta a temperaturas maiores de 30ºC e o verão costuma atingir temperaturas muito mais altas", exemplifica  influencer Beatriz Scher, que é diabética. 

Processo de adaptação

A influencer lembra que diabéticos recém-diagnosticados devem ter uma dificuldade maior, por ainda estarem em processo de adaptação. "Lidar com a doença por si só já é um grande desafio, mas estar exposto a ceias fartas, bebidas alcoólicas e outras delícias desse período, é o maior dos desafios para quem descobriu a doença recentemente”, disse. 

Beatriz foi diagnosticada com diabetes tipo 1 aos seis anos de idade e conta que já se adaptou ao que pode ou não comer. “No meu caso, fui diagnosticada ainda criança, aos seis anos, então já cresci sabendo o que posso ou não, isso torna as coisas um pouco menos desafiadoras. No entanto, a maior queixa dos meus seguidores recém-diagnosticados é essa dificuldade em se adaptar à sua nova vida", frisa Beatriz.

Nestes períodos, as crianças e idosos são grupos de diabéticos que oferecem um comportamento que precisa de mais atenção. E diante deles, é necessário um cuidado especial. Para ajudar as famílias nessa tarefa, a influenciadora reuniu dicas indispensáveis para diabéticos e também para orientar os familiares e pessoas próximas a quem tem a condição.

5 dicas da influencer para pessoas com diabetes na ceia de Natal:

1 "Realize a contagem de carboidratos, proteínas e gorduras das refeições para diminuir o impacto dos alimentos típicos de festas natalinas na glicemia", explica Beatriz. 

2 "Priorize alimentos feitos com frutas e alimentos integrais para aumentar o consumo de fibras", orienta a influencer.

3 "Meça a glicemia com maior frequência e ande com correção de hipoglicemia - aqueles famosos docinhos como mel e sachês de açúcar usados para aumentar a glicemia caso ela caia demais devido à insulina", conta Beatriz Scher.

4 "Mais atenção à insulina no calor, já que ela não pode passar dos 30 graus. Uso minha pochete térmica para deixar a insulina sempre armazenada em temperatura segura e levo comigo para todo lugar", orienta.

5 "Curta as festas com responsabilidade, consumindo sem exagerar, aplicando insulina, contando os carboidratos, sem descuidar de forma alguma da glicemia. Sabendo o que fazer para evitar o descontrole glicêmico, é possível curtir tranquilamente as festas de fim de ano mesmo tendo diabetes", frisa a influenciadora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES