Celine Dion não responde aos tratamentos de doença neurológica rara

Céline Dion anunciou em maio deste ano o cancelamento de todos os shows de sua turnê europeia até abril de 2024 por problemas de saúde

Céline Dion trata uma doença neurológica rara | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cantora canadense Céline Dion, de 55 anos, surpreendeu seus fãs ao anunciar em maio deste ano o cancelamento de todos os shows de sua aguardada turnê europeia até abril de 2024. A equipe da artista revelou que Céline precisa se dedicar ao tratamento de uma doença neurológica rara, conhecida como síndrome da pessoa rígida, com a qual a artista foi diagnosticada em dezembro de 2022.

Agora a irmã de Celine, Claudette Dion, revelou, em entrevista ao Le Journal de Montréal, que a cantora não responde aos tratamentos: “Não conseguimos encontrar nenhum remédio que funcione [...] [Ela está] ouvindo os principais pesquisadores nesse campo dessa doença rara o máximo possível”, Claudette ainda afirmou que os médicos ainda não conseguiram “encontrar remédio que funcione”.

O que é a Síndrome da Pessoa Rígida (SPR)?

A Síndrome da Pessoa Rígida (SPR) é uma doença autoimune rara que afeta uma em cada mil pessoas ao redor do mundo, é predominantemente em mulheres entre 20 e 50 anos, causa rigidez nos músculos, em especial dos membros, podendo levar à invalidez e causando espasmos desencadeados por sensações de medo ou estímulos táteis e auditivos. 

O problema também pode estar associado a outras doenças autoimunes sistêmicas, como diabetes tipo 1 e vitiligo, e seu diagnóstico muitas vezes requer a exclusão de outras condições similares. O seu diagnóstico envolve uma análise clínica detalhada, exames de sangue, eletroneuromiografia e testes terapêuticos, cada paciente recebe um tratamento personalizado, visando a melhoria dos sintomas e a mobilidade, a doença não tem cura.

Tratamentos para a doença

De acordo com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, existem tratamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas em casos como o de Dion. “Como a doença não tem cura, os tratamentos para a condição são voltados à redução do impacto dos sintomas na sua qualidade de vida, para isso, geralmente são utilizados medicamentos com efeito relaxante muscular e tratamentos com imunoglobulina utilizando anticorpos”, disse. “A depender do caso de cada paciente também podem ser administrados medicamentos para dor neuropática e espasmos, ou até mesmo anticonvulsivantes, em paralelo a terapias como fisioterapia, hidroterapia, entre outros”, completou.

Segundo Fabiano, pesquisa aponta caminho. “Um estudo que participei, publicado na revista científica Cognitions, analisou que a descompressão medular e radical feita através da discectomia endoscópica transforaminal foi capaz de reduzir a dor disfunção neural por compressão e a dor radicular sem gerar agressões tecidulares, comportamento que pode desencadear os espasmos. Esta também poderia ser uma alternativa para o tratamento de Dion, a depender da análise dos profissionais que a acompanham” Explica Dr. Fabiano de Abreu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES