Cerveja sem glúten? Conheça as vantagens da bebida

O glúten é um tipo de proteína presente em cereais como cevada, trigo e centeio

Cerveja sem glúten é opção para pessoas com doença celíaca | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma das bebidas mais populares no mundo e a queridinha dos brasileiros, afinal quem não gosta de uma cerveja bem gelada, principalmente nos dias mais quentes? Nas confraternizações com amigos e família ela não pode faltar. No entanto, nem todos podem desfrutar tranquilamente deste prazer. Para aqueles que são celíacos ou têm sensibilidade ao glúten, isso pode ser um desafio.

Mas, para felicidade e alívio deste grupo de pessoas, nos últimos anos, o mercado tem apostado na cerveja sem glúten e tem visto um crescimento importante na procura por essa bebida. Isso faz com que a produção seja impulsionada e com que os consumidores tenham uma cerveja saborosa e segura para quem não abre mão da bebida, mas não pode consumir a proteína. 

O que é o glúten

O glúten é um tipo de proteína vegetal presente em cereais como cevada, trigo e centeio. Os alimentos com glúten podem ser consumidos livremente por pessoas que não tenham intolerância a ele. No entanto, pessoas com doença celíaca, intolerância ou alergia ao glúten devem evitar esse tipo de alimento, pois não conseguem digeri-lo bem, podendo apresentar sintomas como distensão abdominal, diarreia e perda de peso. 

Como é feita a cerveja sem glúten

Para produzir cervejas sem glúten, as cervejarias utilizam ingredientes alternativos que não possuem essa proteína. Alguns deles são o arroz, o trigo sarraceno, o milho, a quinoa e o sorgo. Existem ainda aquelas que não produzidas com os mesmos ingredientes das cerveja tradicionais, mas com a utilização de uma enzima que quebra o glúten. Essas bebidas são submetidas a um processo de fermentação rigoroso para que seja garantida a qualidade e o sabor característico da cerveja.

A principal vantagem desse tipo de cerveja é oferecer aos celíacos, sensíveis ou com alergia ao glúten, uma alternativa acessível, permitindo que eles também possam ter uma opção de cerveja para desfrutar, sem prejuízos à saúde. Até mesmo os consumidores em geral, sem qualquer problema com o glúten, estão se tornando adeptos destas bebidas devido à leveza, aroma e sabores únicos que elas oferecem.

Cuidados e precauções

Apesar de ser cerveja sem glúten, as pessoas com problemas com essa proteína, precisam estar atentas ao consumo, pois elas podem apresentar sensibilidade a trações mínimos de glúten presentes na produção. Nestes casos, é importante que se consulte um médico ou nutricionista antes de consumir produtos sem glúten.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES