Chá de banana emagrece? Nutricionista revela a verdade

Apesar de não ser o uso mais comum da fruta, o chá de banana existe e é rico em nutrientes

O chá de banana é rico em benefícios | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já ouviu falar em chá de banana? Conhece seus benefícios? Apesar de não ser o uso mais comum da fruta, ele existe e é rico em nutrientes, como magnésio, potássio e triptofano, que ajudam a proporcionar uma boa noite de sono. Além disso, algumas pessoas questionam os demais benefícios deste chá, e o principal deles é: o chá de banana ajuda a emagrecer?

“O chá de banana por si só não é uma bebida com propriedades comprovadas para emagrecimento. Apesar de conter alguns nutrientes benéficos, como fibras e antioxidantes, o chá de banana não possui substâncias específicas que promovam a perda de peso de forma direta”, garante em entrevista para o Sport Life a nutricionista Carmem Camiran.

Diante disso, a nutricionista afirma que, se aliado a uma dieta saudável e equilibrada, rica em fibras e proteínas, por exemplo, e à prática regular de atividades físicas, o consumo do chá de banana pode interferir indiretamente no processo de emagrecimento, mas esse não é um dos benefícios principais deste chá. 

Vantagens para a saúde

Outra observação de Camiran é que esse chá traz inúmeros benefícios para a saúde, como por exemplo, auxilia na qualidade do sono, por causa da presença do aminoácido triptofano, que pode ser convertido em serotonina, neurotransmissor relacionado ao relaxamento e bem-estar. A nutricionista observa ainda que não há dose diária recomendada.

“Não existe uma dose diária padronizada para o consumo de chá de banana, pois seu uso é geralmente mais associado ao consumo das cascas de banana, que pode variar dependendo do preparo e da quantidade utilizada”, confirma a nutricionista. É importante ressaltar que o chá pode ser feito com ou sem a casca da banana.

O chá de banana também pode trazer benefícios para os esportistas. “O chá de banana pode trazer benefícios para esportistas, especialmente devido à presença de potássio e outros nutrientes. Que auxiliam na hidratação e na saúde muscular. O potássio é importante para a contração muscular e pode ajudar a prevenir cãibras durante atividades físicas intensas. Além disso, a presença de antioxidantes no chá de banana pode contribuir para o combate ao estresse oxidativo gerado pelo exercício. Ajudando a proteger as células do organismo”, responde a profissional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES