Chocolate light, diet ou zero? Nutricionista revela qual a melhor opção

Quando o assunto é Páscoa, as prateleiras dos supermercados se enchem de chocolates, mas é importante saber escolher a melhor opção

Nutricionista explica que é possível encontrar versões de ovos de Páscoa mais saudáveis | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando o assunto é Páscoa, as prateleiras dos supermercados se enchem de cores, tamanhos, texturas e tipos de ovos de chocolate. Essa é uma iguaria que agrada quase 100% da população mundial. Com aroma e sabor marcante, o chocolate se transforma numa diversidade de produtos que podem conter em seus rótulos: zero açúcar, zero glúten, zero lactose, diet ou light. Paloma Popov, professora de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB), revela os mitos e verdades envolvendo a indústria de chocolates.

🧐 Observem os rótulos. A primeira dica da nutricionista é não abominar o chocolate na Páscoa, mas consumir com equilíbrio e moderação. Segundo ela, considerando a variedade de chocolate, do branco ao amargo, este último geralmente é associado a mais propriedades funcionais devido ao alto teor de cacau. Para guiar o consumidor, Paloma Popov explica que a nova rotulagem nutricional, obrigatória desde 2022, facilita a identificação de ingredientes como açúcar, gordura e sódio nos chocolates, inclusive nos ovos de Páscoa. 

“Ao escolher um chocolate saudável, é essencial ler a lista de ingredientes e evitar aditivos desnecessários, como corantes, emulsificantes e aromatizantes. Os chocolates diet e light são classificados de acordo com a redução de certos ingredientes, mas é importante entender que essa redução nem sempre significa uma opção mais saudável.”

🍫 Atenção para o “Diet”. Os chocolates para dietéticos podem substituir açúcar por adoçantes e gorduras adicionais, o que nem sempre é benéfico em termos de valor nutricional. Segundo a docente do CEUB, os polióis, como sorbitol e xilitol, que servem para adoçar o chocolate, podem estar presentes em rótulos descritos como “sem açúcar”. Mesmo assim, seu consumo deve ser avaliado com cautela, especialmente se não houver necessidade dietética. 

🐇 E a versão light? Quanto aos alimentos light, Paloma explica que costumam reduzir pelo menos 25% de algum ingrediente, podendo representar um valor menor em gordura ou açúcar, devendo ser informado para o consumidor. “Quando um chocolate é light em gordura, comparado ao produto original da mesma marca, é possível identificar a redução de 25% daquele ingrediente”, considera.

Chocolate saudável

O cacau é popular pela concentração de compostos fenólicos, seu sabor e por ser matéria-prima do chocolate. O cacau e seus derivados, consumidos em dieta balanceada, têm efeito antioxidante, antiaterosclerótico, previnem dislipidemias e podem ter influência contra o envelhecimento dérmico. Portanto, o consumo de chocolate pode trazer benefícios para o sistema cardiovascular, ter influência em dislipidemias e retardar o envelhecimento cutâneo. 

Segundo a professora, são considerados chocolates saudáveis aqueles que oferecem mais propriedades funcionais, geralmente encontradas em produtos com um teor de cacau mais elevado. “Quanto maior esse teor, maior tende a ser o número de propriedades funcionais presentes”. Para consumir o chocolate de forma saudável, Paloma destaca as opções orgânicas que utilizam açúcares alternativos, como açúcar de coco ou mascavo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES