Chocolate x espinhas: dermatologista esclarece mitos e verdades

Muito se fala sobre a relação entre o consumo de chocolates e o aparecimento de acne, mas existe mesmo uma relação direta?

Dermatologista explica a relação entre chocolate e acne | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muito se fala sobre a relação entre o consumo de chocolates e o aparecimento de acne, mas existe mesmo uma relação direta? Essa questão fica ainda mais presente agora no período da Páscoa. O dermatologista Werick França, membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), deu entrevista ao Purepeople sobre o assunto. "É preciso levar em consideração que esse fato vai depender da quantidade ingerida e da predisposição que a pessoa possui para acne".

Para quem já sofre com acnes, o cuidado deve ser redobrado e as quantidades de chocolate consumidas talvez precisem ser menores. "Em algumas pessoas que já têm a doença, é possível ocorrer uma piora das lesões com a ingestão de alimentos como: chocolate, leite e derivados, amendoins, crustáceos, condimentos fortes e alimentos gordurosos. Se você percebe que as lesões pioram com determinados alimentos, melhor suspender. Ou seja, a dieta gordurosa não causa acne, mas contribui para sua piora", afirma França.

O dermatologista explica que estudos mostram que não é o cacau, fruto que dá origem ao chocolate, que estimula o aparecimento da acne. "O chocolate possui altos índices glicêmicos: o resultado disso é que a glicose chega ao sangue, rapidamente, e estimula um pico de insulina, responsável por levar o açúcar para dentro da célula. É esse pico que pode agravar a acne em pacientes com predisposição para o quadro", diz.

Como escolher o melhor chocolate?

Diante disso, se você faz parte do grupo de pessoas que quer manter uma alimentação mais saudável, mas não consegue abrir mão do chocolate, o mais aconselhável é entender as diferenças entre os tipos de produtos comercializados no mercado para que se possa fazer uma escolha mais adequada aos seus objetivos.

Chocolate ao leite é o mais comum e costuma ser o queridinho dos amantes deste produto, ele tem alguma quantidade de cacau, leite e açúcar; o meio-amargo possui de 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar; o chocolate negro ou amargo é o que tem mais cacau, entre 60 a 85%, e é considerado o mais saudável, contendo menos açúcar e gordura. Dessa forma, quanto mais cacau o chocolate tiver, mais benefícios haverá para a saúde. 

Quais são os benefícios do cacau para o corpo?

De acordo com Werick França, o cacau tem vários benefícios para a saúde, se consumido de forma correta. Ele pode combater o colesterol, melhorar a saúde cardíaca, estimular o sistema nervoso central, prevenindo o Alzheimer e a trombose, e até melhorar o humor, dando sensação de bem-estar em razão da serotonina, além dos benefícios para a pele.

"O cacau, além de ser rico em magnésio, ferro, zinco, vitaminas B6, B3 e C, possui moléculas que agem no organismo, neutralizando os efeitos dos radicais livres, e ainda protege a pele do sol, graças aos seus compostos bioativos, como os flavonoides, que preservam a pele dos danos da radiação UV", afirma o dermatologista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES