Colesterol alto? Fique bem longe destas 3 bebidas

O colesterol alto é um problema que pode se tornar algo bastante grave por estar associado a doenças cardiovasculares

Algumas bebidas podem ser uma bomba para quem tem colesterol alto | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O colesterol alto é um problema que pode se tornar algo bastante grave por estar associado a doenças cardiovasculares, como a obstrução de artérias e ataques cardíacos. A alimentação pode piorar ainda mais o quadro, quando se inclui na dieta alguns tipo de alimentos. Para ajudar a combater esse problema, o website Vidae aponta três bebidas que devem ser evitadas.

Certos tipos de café podem ser um problema para quem sofre para manter o colesterol sob controle. O café expresso, o café turco e o café francês são exemplos desse tipo de bebida que pode aumentar o colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim. Para que não haja maiores problemas, a ingestão precisa ser moderada, o recomendado é de até 400 mililitros de café por dia.

Smoothies

Os smoothies são shakes de frutas, uma bebida cremosa que é feita com pedaços e sucos de frutas e tradicionalmente misturados com iogurtes, leite ou sorvetes. É um opção deliciosa de bebida não alcoólica, no entanto seus ingredientes geralmente são ricos em gorduras saturadas, que que aumentam o colesterol LDL.

Bebidas açucaradas

Não é segredo para ninguém que refrigerantes são ricos em açúcar, assim como as demais bebidas açucaradas, e seu consumo exagerado pode aumentar os níveis de triglicerídeos, que é um tipo de gordura que pode influenciar no aumento do colesterol ruim. Além de evitar essas bebidas, é importante que se priorize uma alimentação balanceada, com frutas, legumes, verduras e graõs integrais.

O colesterol

Amplamente visto como algo ruim, segundo o Ministério da Saúde, o colesterol desempenha funções em nosso organismo. Ele  faz parte da estrutura das células do organismo e é importante para a produção de alguns hormônios e de vitaminas. Além disso, o colesterol forma ácidos biliares, que são substâncias que atuam na digestão. Ou seja, ele exerce um trabalho importante no funcionamento do organismo. 

Mas quando ele fica perigoso? O colesterol passa a ser um problema quando existe o excesso da partícula LDL–colesterol (conhecida popularmente como colesterol ruim) no organismo e do tipo de gordura ingerida. Para se manter longe desse colesterol, o ideal é ter uma alimentação saudável, baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, sem excessos de gorduras saturadas (originadas da gordura de produtos animais) e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES