Médica revela os 4 piores alimentos para quem tem colesterol alto

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), atualmente cerca de 40% dos adultos no Brasil sofrem com colesterol alto

Alguns alimentos podem contribuir para aumentar o colesterol ruim | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O colesterol alto é um problema mais comum do que se imagina. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), atualmente cerca de 40% dos adultos no Brasil sofrem com esse problema. Esse dado é preocupante, já que o colesterol alto é uma das principais causas de doenças cardiovasculares.

Uma das maneiras mais eficaz de prevenir esse problema é priorizar uma alimentação balanceada e saudável, optando por alimentos como frutas, verduras e cereais integrais, que são ricos em fibras. Outra atitude importante é a diminuição do consumo de alimentos como queijos amarelos e carnes vermelhas, priorizando outros tipos de proteínas como peixes e carnes brancas. O site Medical Daily listou, com a ajuda da cardiologista Elizabeth Klodas, fundadora da Preventive Cardiology Consultants, os quatro piores alimentos para o colesterol alto.

Carne processada

Não é segredo para ninguém que carnes processadas são danosas para a saúde e devem ser evitadas. E esse é o primeiro grupo de alimentos citado por Klodas como prejudicial para o colesterol. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que esse tipo de alimento é rico em sódio, gorduras saturadas e substâncias cancerígenas. Já Elizabeth afirma que a melhor forma de ficar longe dos seus malefícios é evitar o seu consumo.

Carne vermelha

Outro alimento que também deve ser evitado é a carne vermelha, como hambúrgueres, costelas, bifes e costeletas de porco, devido aos seus níveis elevados de gordura saturada, o que contribui para aumentar os níveis de colesterol. Para quem não consegue ficar sem, o aconselhável é que se limite esse consumo a apenas uma vez por semana. O ideal seria optar por proteínas magras como peixes.

Frituras

Não é novidade para ninguém que as frituras são prejudiciais à saúde, elas são altamente calóricas por absorverem as gorduras saturadas usadas no processo de preparação desses alimentos. E isso contribui de forma significativa para aumentar os níveis de colesterol ruim. O mais indicado é dar preferência aos alimentos assados, como batatas, couve ou brócolis.

Doces

Os doces geralmente são um tipo de alimento com muitas calorias e baixo índice nutricional. Essas guloseimas são ricas em açúcar e gorduras saturadas que resultam em níveis elevados de colesterol no organismo. Um alimento que pode substituir os doces são as frutas, mas muitas pessoas não ficam satisfeitas, então a melhor forma é preparar seus próprios doces. Com isso, é possível ontrolar a quantidade de gordura e açúcar utilizada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES