Começou a treinar? Saiba o que comer no pré-treino e o que não comer

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o número de brasileiros que praticam alguma atividade física cresceu nos últimos anos

O baixo desempenho e a dificuldade de realização, são os principais motivos que levam as pessoas a desistirem da academia | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você que começou a treinar agora, já se perguntou da importância do pré-treino para um bom desempenho? A alimentação tem um papel fundamental na sua saúde, no desempenho e nos resultados da atividade física que você pratica. É por este motivo que praticantes de todas as modalidades devem realizar a alimentação pré-treino correta. Caso contrário, você pode não ter energia o suficiente para completar as séries e pode se sentir mal durante os exercícios. O baixo desempenho e a dificuldade de realização, são os principais motivos que levam as pessoas a desistirem da academia. 

Antes de mais nada, vale entender que existe um fator necessário para a realização de qualquer exercício físico: energia. Justamente por isso, no pré-treino, tende-se a priorizar alimentos que fornecem essa energia para que o corpo consiga realizar um nível grande de esforço. Quantidades e tipos de alimentos variam de acordo com o momento do dia em que o indivíduo vai realizar o treino. Mas, de forma geral, independente do horário, antes de realizar exercícios é importante priorizar o consumo de carboidratos. 

O que comer antes do treino?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME), a refeição que antecede os treinos deve ser:

  • suficiente na quantidade de líquidos para manter hidratação;
  • pobre em gorduras e fibras para facilitar o esvaziamento gástrico;
  • rica em carboidratos para manter a glicemia e maximizar os estoques de glicogênio;
  • moderada na quantidade de proteína e deve fazer parte do hábito alimentar do atleta.

Diversos estudos apontam a necessidade de carboidrato nesta refeição. Um artigo de revisão de pesquisadores da Universidade de Sydney mostrou que a ingestão de carboidratos pode melhorar o desempenho em exercícios de resistência. Na pesquisa, foram avaliados 50 estudos randomizados simples ou duplo-cegos anteriores  sobre ingestão de carboidratos e exercícios de resistência.

Os dados fornecem evidências de que o consumo de carboidratos pode melhorar o desempenho em exercícios de resistência em adultos. Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte também orienta que o consumo de carboidrato deve ser suficiente para manter a glicemia e maximizar os estoques de glicogênio devendo fazer parte do hábito alimentar do atleta.

Carboidratos indicados por especialistas

  • Banana

A banana é um alimento pré-treino que funciona como uma ótima fonte de carboidratos naturais, potássio e vitaminas. Ela fornece energia rápida devido aos açúcares naturais presentes, além de ajudar na prevenção de cãibras musculares durante o exercício.  Também é possível combinar a banana com uma fonte de proteína, como iogurte, manteiga de amendoim ou whey protein, para aumentar os benefícios e a saciedade.

  • Tapioca com ovos

A tapioca é um alimento de fácil digestão, feito a partir da mandioca. Ela é uma fonte de carboidrato simples de alto índice glicêmico, ou seja, é absorvida rapidamente pelo organismo e eleva a glicose no sangue. Os ovos são uma fonte de proteína de alto valor biológico, que ajuda na síntese e no reparo muscular.

  • Salada de frutas

A salada de frutas é uma opção do que comer como pré-treino que fornece uma variedade de vitaminas, minerais e antioxidantes provenientes das frutas, além de carboidratos naturais para energia.Tudo isso é essencial para fornecer energia, mas também hidratar o corpo, melhorar a circulação sanguínea e prevenir o estresse oxidativo.

  • Barrinha de granola

As barras de granola são uma opção prática e rica em carboidratos complexos, fibras e nutrientes. Procure por barras com ingredientes naturais, como nozes, sementes e frutas secas, para um lanche saudável antes do treino. No entanto, é importante ficar atento ao rótulo das barras de granola industrializadas, pois muitas delas contêm açúcares e gorduras em excesso, que podem prejudicar o treino e a saúde.

  • Sanduíche de geleia

Um sanduíche integral de geleia em pão integral é uma opção rápida e simples para quem procura o que comer no pré-treino. O pão fornece carboidratos de digestão lenta, enquanto a geleia oferece açúcares naturais para um aumento imediato de energia. Apesar da geleia ser absorvida rapidamente, o segundo é uma fonte de carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, ou seja, é absorvido lentamente pelo organismo e mantém a glicose no sangue estável.

  • Açaí

O açaí é uma fruta rica em antioxidantes, fibras e gorduras saudáveis que pode funcionar como um dos alimentos pré-treino. Ele fornece energia sustentada devido aos carboidratos presentes, além de oferecer benefícios anti-inflamatórios. Como é um alimento de alto valor energético, pode contribuir para o ganho de massa muscular e a recuperação dos músculos. No entanto, é importante ficar atento aos acompanhamentos do açaí, pois muitos deles contêm açúcares e gorduras em excesso, que podem prejudicar o treino e a saúde.

  • Mingau de aveia

A aveia é uma excelente fonte de carboidratos complexos, fibras solúveis e proteínas vegetais — essenciais para fornecer energia, equilibrar o açúcar do sangue e promover a recuperação muscular. O mingau pode ser uma opção do que comer como pré-treino, pois proporciona saciedade, fornecendo energia gradual durante o treino. Também é possível variar os ingredientes do mingau de aveia para aumentar os benefícios e o sabor. Por exemplo, adicionar banana, canela, cacau, mel, pasta de amendoim, iogurte ou whey protein.

O que não comer?

Laticínios e alimentos muito gordurosos não costumam ser opções adequadas para o pré-treino. As quantidades devem ser alinhadas com um profissional da área, mas, de forma geral, deve-se controlar para não comer demais e acabar com desconfortos gastrointestinais. Outro ponto importante é o intervalo entre a refeição e o treino. Não é interessante fazer a refeição muito perto do horário de exercitar-se. Assim, os especialistas indicam um espaço de 40 a 60 minutos. Conheça alguns alimentos que devem ser evitados:

  • Gordurosos: comidas com alto teor de gordura, como frituras e alimentos ricos em gordura saturada, podem causar sensação de peso no estômago e dificultar a digestão, além de retardar a absorção de nutrientes — e alto teor de a;
  • Picantes: opções muito condimentadas ou picantes podem causar desconforto estomacal e azia durante o treino. Eles também podem aumentar a produção de suor, o que pode levar à desidratação;
  • Ricos em fibras: embora as fibras sejam importantes para a saúde, consumir grandes quantidades de alimentos ricos em fibras antes do treino pode causar desconforto gastrointestinal e até mesmo diarreia. Opte por alimentos com fibras mais moderadas nesse momento;
  • Com alto teor de açúcar: refrigerantes, sucos industrializados, doces e barras de proteína açucaradas. Esses alimentos podem causar picos de glicose no sangue, seguidos de quedas bruscas que levam à hipoglicemia. Isso pode resultar em tontura, fadiga, mal-estar e perda de rendimento;
  • Que causam gases: alimentos que tendem a causar gases, como feijão, brócolis, couve-flor e refrigerantes gaseificados, podem causar desconforto e inchaço durante o treino. É melhor evitá-los antes de uma atividade física intensa;
  • De digestão lenta: opções que levam muito mais tempo para serem digeridas, como carnes vermelhas e pratos muito elaborados, podem causar sensação de lentidão e prejudicar a energia disponível durante o treino.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES