Saiba qual o treino ideal para um iniciante: primeiros passos na academia

Para quem é iniciante na musculação, existem algumas dúvidas, a principal delas é sobre qual o treino ideal para quem está começando

Avalie a matéria:
O treino para um aluno iniciante na musculação exige alguns cuidados | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A musculação é uma das melhores opções para quem tem o objetivo de melhorar sua composição corporal e adquirir o tão sonhado “shape”. Além disso, é uma boa alternativa para quem quer perder peso. Mas, para quem é iniciante, existem algumas dúvidas, a principal delas é sobre qual o treino ideal para quem está começando.

“Para um aluno iniciante, o treino ideal é aquele em que conseguimos responder todos os pontos levantados na anamnese e organizado de forma que ele construa uma base sólida na parte física e técnica. Isto é, precisa aprender bem a execução dos movimentos e garantir que o corpo se adapte progressivamente a carga proposta”, afirmou para o Sport Life o gerente técnico corporativo, Cacá Ferreira. 

Depois de feita a anamnese, é hora de montar os treinos, métodos e organizações em três partes: inicial, aquecimento, que é o principal foco do treino e a parte final com desaquecimento. “A frequência do treino de um iniciante pode variar entre duas a três vezes por semana com duração de 30 a 45 minutos. Para um aluno iniciante, é muito interessante que ele consiga finalizar o treino com um gostinho de que poderia mais, pois assim vai criando uma disposição crescente para aceitar treinos mais difíceis e longos. Além disso, dará tempo para uma recuperação tanto energética quanto plástica, isto é, recuperar os estoques de glicogênio muscular e reparar micro lesões, que podem ter ocorrido devido ao treino em músculos, tendões, fáscias e etc”, detalhou Cacá.

Acréscimos sobre o treino ideal para um iniciante

Ferreira explica que a quantidade de exercícios para quem está iniciando é menos do que para alunos iniciados ou que já estejam em nível mais avançado. Isso acontece, segundo ele, porque a condição física de um iniciante não suporta muitos exercícios. “Portanto, sugiro que na parte principal do treino de musculação haja pelo menos cinco exercícios: core: um exercício abdominal e um exercício eretor da coluna; empurrar: um exercício peito, ombro e tríceps; puxar: um exercício nas costas, ombros, bíceps; agachar: um exercício na coxa e glúteos”, expôs.

Ele explica que existem dois vetos para um aluno iniciante. “Iniciar o treino levando até a exaustão, pois terá muita dor tardia e isto poderá inibir/impossibilitar de realizar as próximas sessões. Realizar muitos exercícios, pois existe a questão da duração da sessão de treino que fica muito longa e também o aluno iniciante fica inseguro se está fazendo certo, pois são muitos exercícios”, destacou.

Ferreira explicou ainda quando o alunos que iniciaram recentemente na musculação poderão intensificar os treinos. “O treino pode ser ajustado em diversas variáveis. Desde o número de séries, repetições, peso, pausa, número de exercícios, frequência semanal, velocidade de execução, tipo de equipamentos e etc. Com segurança a cada três semanas de treino, podemos propor algum ajuste que visa intensificar o treino. Os ajustes iniciais que procuro recomendar são em relação à amplitude do movimento. Pois uma amplitude maior tem influência em um maior número de fibras musculares ativadas. Além de aumentar a amplitude articular em alguns movimentos”, concluiu Cacá Ferreira, em entrevista ao Sport Life.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES