Comer pão engorda? Veja o que as pesquisas revelam sobre alguns alimentos

Pão engorda, carboidrato à noite não pode, leite inflama: saiba mais sobre essas e outras crenças sobre alimentação

Algumas pessoas acreditam que o consumo de pão favorece o ganho de peso, mas até que ponto isso é verdade? | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muita gente, no início do ano, costuma colocar entre suas metas seguir uma dieta balanceada à base de alimentos mais nutritivos para conseguir perder peso ou mesmo para mudar o estilo de vida. No entanto, quando o assunto é alimentação saudável, existem algumas dúvidas que precisam ser esclarecidas e o Eu Atleta trouxe algumas delas com seus devidos esclarecimentos.

Pão deve ser retirado da dieta porque engorda? Geralmente, o primeiro ingrediente do pão é farinha de trigo. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que um pão seja considerado integral, a quantidade de ingredientes integrais deve ser maior do que a de ingredientes refinados, e pelo menos 30% de todos os ingredientes devem ser integrais.

Alternativamente, o trigo pode ser substituído por outros carboidratos, como batata, aipim, polvilho, tapioca ou milho. Esses alimentos possuem cerca de 360 kcal a cada 100 gramas, mas não oferecem alta densidade nutricional. O valor energético e calórico da preparação pode ser aumentado pelo recheio ou pelo consumo excessivo de pão.

É verdade que o leite inflama? Surgiu, na última década, a crença de que a ingestão de leite e seus derivados poderia aumentar a inflamação no organismo. No entanto, um estudo publicado por Stine Ulven e colaboradores, em 2019, que observou indivíduos adultos (com idade acima de 18 anos), concluiu que o consumo de leite ou produtos lácteos não teve efeito inflamatório significativo em adultos saudáveis, adultos com sobrepeso ou obesidade, ou aqueles com síndrome metabólica ou diabetes mellitus tipo 2. Não foram registradas alterações nos marcadores inflamatórios.

⏱️ Comer carboidrato à noite engorda? Ganhar ou perder peso é basicamente uma equação matemática que envolve o equilíbrio entre a ingestão e o gasto energético do corpo e não necessariamente está ligado ao horário em que se consume carboidratos. Quando se ingere menos calorias e se aumenta a atividade física, o peso tende a diminuir. Quando se inverte essa proporção, a tendência é a perda de peso.

🍇 Frutas podem engordar e causar pancreatite?

As frutas são excelentes fontes de carboidratos, vitaminas, minerais e fibras, além de possuírem baixa densidade energética. Algumas, como coco, abacate e açaí, também são ricas em gorduras saudáveis, o que as torna mais energéticas. Importante ressaltar que as frutas não estão associadas à pancreatite e não contribuem para o ganho de peso. 

No entanto, o aumento do peso na população brasileira tem sido atribuído ao consumo excessivo de alimentos, à deterioração da qualidade da dieta com a crescente ingestão de produtos ultraprocessados, à combinação de preparações ricas em carboidratos e gorduras (como pizza, risoto e frituras) e ao estilo de vida sedentário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES