Comida japonesa é saudável? Veja como aproveitar sem engordar

A gastronomia japonesa é composta por itens como carboidrato, proteínas e vegetais

Se nas quantidades adequadas, a comida japonesa pode ser consumida sem grandes preocupações | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sejam os amadores ou profissionais, todo atleta precisa dedicar uma atenção maior à sua alimentação diária, pois o que ele come tem impacto no seu rendimento, independente da modalidade que ele pratica. Um coisa que muitos se questionam é quanto à comida japonesa, afinal, ela engorda? É aceita para um atleta?

“A comida tradicional japonesa vai peixe, arroz e vegetais. Evitando excesso de shoyo e frituras não há problemas. Depende da sua altura e peso (quantidade ideal de comida japonesa a ser ingerida), mas uma porção geral seria aproximadamente de 10 sashimis”, afirmou a nutricionista Thalita Sanches, em entrevista para o Sport Life.

A profissional afirmou ainda que um atleta pode consumir sashimi e cogumelos em porções que estejam de acordo com o seu objetivo. Além disso, a nutricionista fez dois alertas sobre molhos e frituras. Segundo ela, é preciso consumir com moderação. “Excesso de molho shoyo aumenta a retenção de líquidos. Muitas frituras que também aumentarão a retenção de líquidos e podem ocasionar algum desconforto gástrico no momento de seu treino e atividade”, pontuou Sanches.

Thalita alerta ainda que o excesso de proteínas, gorduras e carboidratos contribuem para o ganho de peso, assim como qualquer outro alimento consumido em excesso. Ela ainda dá dicas do que comer antes e depois do treino. “Se mais carboidratos, menos proteínas e gorduras, pode ser um pré treino por ter uma absorção mais rápida desses carboidratos, por exemplo: sushis. Se for pós treino, o ideal é apostar em opções mais proteicas como sashimi”, concluiu Thalita Sanches.

Dado

Que a comida japonesa conquistou o paladar do povo brasileiro ninguém duvida. E o levantamento da Francal Feiras comprova isso em números, citando a existência de uma média de 700 a 1.500 restaurantes japoneses no país. A pesquisa ainda mostrou o funcionamento de pelo menos 3 mil estabelecimentos na região da Grande São Paulo.

Os lucros desse setor da alimentação também comprovam o sucesso da comida asiática no Brasil. De acordo com o levantamento, a gastronomia japonesa movimenta por todo país cerca de R$ 19 bilhões por ano. No ano de 2017 havia cerca de 500 fabricantes, produtores e importadores de alimentos para abastecer esse mercado. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES