Conheça 4 alimentos que são importantes para a saúde do seu fígado

O fígado é um órgão que demanda cuidados e para o qual a alimentação faz toda a diferença

Uma alimentação adequada pode ajudar a regular as funções do fígado | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cada um dos nossos órgãos têm sua importância e são fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo. Por isso, é necessário que cuidemos da saúde deles e a alimentação é uma boa forma de fazer isso. Se escolhermos bem os alimentos da nossa dieta, podemos prevenis doenças e melhorar o funcionamento do nosso organismo.

O fígado é um dos órgãos que demandam cuidados e para o qual a alimentação faz toda a diferença. Esse órgão é de grande importância para o sistema digestivo, ele é responsável por filtrar as toxinas, sintetizar as proteínas e armazenar boa parte dos nutrientes para o corpo. Diante disso, fica clara a importância de escolhermos bem os alimentos que vamos ingerir.

"Hoje em dia, é muito comum as pessoas não praticarem hábitos saudáveis de vida, o que pode prejudicar o funcionamento do fígado, abrindo espaço para doenças hepáticas. Dentre esses hábitos, o mais comum é a má alimentação, principal fator de destruição das células hepáticas", explica o nutrólogo Sandro Ferraz, em entrevista ao Terra.

Alimentos

Vamos enumerar alguns alimentos que podem ajudar a melhorar a saúde de seu fígado. O primeiro deles é o alho, que tem propriedades que contribuem para melhorar a função hepática. "O alho possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a regular o trabalho do fígado", diz a nutricionista Grace Fjeldberg. "É aconselhável esmagá-lo e consumi-lo para tirar proveito de suas propriedades".

Outro alimento que também contribui para a saúde do fígado é a maçã, devido ao seu alto teor de fibras. "É importante cuidar desse aspecto, porque, entre outras coisas, as proteínas formadas no fígado transportam ferro, vitamina A e cobre para o resto do corpo, no qual nutrientes são necessários", diz à BBC News Mundo a nutricionista colombiana Sandra Milena Cardona.

Limão e abacate

O limão é outra fruta que contribui muito para a saúde do fígado, por ser rica em vitamina C. "O suco de limão contém uma grande quantidade de vitamina C concentrada. Um pequeno limão contém um terço da quantidade diária recomendada dessa vitamina", diz Jill Corleone, nutricionista da Universidade de Nova York (EUA). "Existem vários estudos que o confirmam: o limão contém vitamina C, flavonóides, carotenóides e outros compostos bioativos que combatem os danos oxidativos e protegem o fígado", acrescenta Corleone.

O abacate pode ser um aliado na hora de proteger o fígado de possíveis danos. As gorduras saudáveis desta fruta são capazes, segundo estudos, de ajudar a proteger o fígado e a eliminar substâncias nocivas. "O melhor conselho é que deve haver uma dieta equilibrada e saudável que forneça todos os nutrientes necessários para o fígado", diz a nutricionista Cardona. "Uma das principais dicas é o consumo de gorduras saudáveis, como abacate, azeite, nozes e sementes", conclui. No entanto, é necessário evitar excessos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES