Conheça 5 dicas que vão te ajudar a dormir melhor nessa onda de calor

A onda de calor que atinge principalmente as regiões Sudeste e Centro-Oeste deve durar até sexta-feira (17)

Como consequência de fatores climáticos tão desfavoráveis, surgem os problemas, entre eles, o distúrbio do sono | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Boa parte da população brasileira tem sofrido com a onda de calor que assola o país desde a segunda-feira (13). O calor extremo em diversos estados tem causado desconforto e acendido um alerta para o cuidado com à saúde. Como consequência de fatores climáticos tão desfavoráveis, surgem os problemas, entre eles, o distúrbio do sono.

Assim como aumenta os termômetros, fica cada vez mais impraticável ter uma boa noite de descanso. De acordo com um estudo realizado na Holanda, foi verificado que a incidência de distúrbios do sono cresce cerca de 11% com cada acréscimo de 1°C na temperatura ambiente. Em locais fechados, essa porcentagem pula para 24%.

A explicação por trás disso vem basicamente do mecanismo de funcionamento do corpo. Para um sono pleno e reparador, é necessário que a temperatura corporal abaixe um pouco no momento em que a pessoa adormece. Em situações de calor intenso, o corpo encontra mais dificuldade para a regulagem da temperatura interna. 

Isso acontece porque o organismo possui um recurso natural que causa essa queda, habitualmente ao decorrer da tarde e à noite, que se vê comprometido com o aumento térmico externo. Com temperaturas muito altas, o corpo não consegue ativar esse recurso natural, aumentando assim, o distúrbio do sono.

5 dicas para você melhorar sua noite de sono em dias quentes

Ainda que não haja a definição de uma temperatura exata para induzir o sono, existem algumas estratégias para colocar em prática e amenizar o impacto do calor, proporcionando noites de sono mais tranquilas. Abaixo, acompanhe as dicas:

  • Tomar um banho frio pode ser benéfico, por auxiliar na diminuição da temperatura corporal.
  • Beber água fria antes de deitar ajuda na hidratação do corpo e amplia a sensação de frescor.
  • Manter as janelas abertas durante a noite facilita a circulação do ar. O uso de ar-condicionado ou ventilador também contribui para minimizar o calor no ambiente. Além disso, é importante manter o ambiente umidificado, especialmente em dias de alta temperatura.
  • Escolher vestimentas leves para dormir.
  • Evitar a prática de exercícios físicos no período noturno por fim.

Importância do sono para a saúde

Quando dormimos o nosso corpo exerce diversas funções importantes para a sua restauração, reparo dos tecidos, sínteses de várias proteínas e até mesmo o crescimento muscular. Além disso, é durante o sono que repomos as energias e regulamos o nosso metabolismo, o que é indispensável para manter nossa mente e corpo mais saudáveis.

Segundo especialistas em saúde, ainda, o sono adequado, pelo tempo necessário, garante diversos benefícios para a saúde em geral. Ele ajuda a liberar a produção de diversos hormônios, fortalecer o sistema imunológico de uma pessoa, consolidar a memória e reduzir o estresse no cotidiano. Portanto, podemos entender que ter um sono reparador e de alta qualidade faz toda a diferença na nossa saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES