Conheça 5 técnicas que ajudam a acalmar a ansiedade

Controlar uma crise de ansiedade não costuma ser uma tarefa fácil para quem sofre com este problema, mas algumas técnicas podem ajudar

Yoga ajuda a controlar a ansiedade | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Controlar uma crise de ansiedade não costuma ser uma tarefa fácil para quem sofre com este problema. Os sintomas físicos incomodam e algumas pessoas chegam a confundí-los com outros problemas como ataque cardíaco, por exemplo, devido às palpitações. Nestes casos, o mais indicado é procurar ajuda profissional. Além disso, existem algumas técnicas que podem ajudar. 

Umas delas é o mindfulness, que é uma técnica que envolve a prática de estar presente e consciente dos pensamentos e sentimentos. Essa prática ajuda a acalmar a mente, o que contribui para diminuir a ansiedade e o estresse. Praticar regularmente o mindfulness, segundo a especialista Fernanda Miguez, ajuda a melhorar a saúde mental e aumentar a sensação de bem-estar. 

Fazer exercícios de respiração também é um grande aliado nesse processo. Essa é uma técnica simples, que consistem em exercícios para respirar profundamente e controlar a respiração, o que reduz a ansiedade. O especialista em Yoga e meditação, Fabiano Benassi, explica que a respiração consciente interfere nos nossos sistemas cardíaco e nervoso, contribuindo para mudarmos nossas emoções, o que faz com quem relaxemos e controlemos a ansiedade.

E por falar em exercícios de respiração, a Yoga pode ajudar muito quem sofre com ansiedade, já que essa prática possui muitas sequências e posturas e técnicas de respiração conhecidas como  pranayama, o que proporciona relaxamento. Na verdade, a prática de atividades físicas de forma geral ajuda nesse processo de manter-se relaxado.

A aromaterapia é outra técnica que pode ser aliada de quem sofre com ansiedade. Essa prática pode ser usada como complemento do tratamento contra ansiedade. Solange Lima explica que o perfume dos óleos essenciais atua no nosso sistema límbico, que é o responsável pelos comportamentos e emoções. Os óleos extraídos de flores costumam possuir propriedades calmantes.

E, por último, a outra dica é a meditação. Esta prática pode proporcionar inúmeros benefícios ao ansioso. A terapeuta holística Regina Restelli, em matéria do Personare, explica que aos poucos a meditação causa em nossa mente um sentimento de bem-estar que acaba atingindo o sistema nervoso central, e chegando aos corpo na sua totalidade.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES