Conheça a técnica de fisioterapia que recupera a saúde íntima e o bem-estar

A fisioterapia uroginecológica é uma modalidade que auxilia na melhoria de disfunções na região íntima do paciente

A fisioterapia uroginecológica ajuda na recuperação do assoalho pélvico | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando falamos em fisioterapia, a primeira coisa que nos vem à mente é a palavra “reabilitação”, importante para recuperarmos alguma função perdida ou debilitada devido a algum trauma. O que poucos conhecem é a incrível variedade de técnicas e especialidades fisioterapêuticas, que podem auxiliar, dentre outras áreas do corpo, as funções urológicas e ginecológicas dos mais diversos pacientes.

É o que nos explica a Dra. Reyjane Ribeiro, especialista em fisioterapia uroginecológica e oncológica, ao falar sobre como essa modalidade pode auxiliar na melhoria de disfunções na região íntima do paciente, atuando na recuperação do “assoalho pélvico”. A reabilitação do assoalho pélvico é indicada para pacientes de todas as idades.

“A fisioterapia uroginecológica é uma área da fisioterapia de suma importância no tratamento das disfunções urogenitais e anorretais (ânus e reto). Essa fisioterapia é também conhecida como reabilitação do assoalho pélvico, que é um grupo de músculos voluntários e involuntários que se fundem e sustentam os órgãos abdominais e pélvicos, como por exemplo a vagina, bexiga, uretra, útero e reto”, aponta.

Esse tipo de fisioterapia pode ser indicado para o tratamento de algumas doenças ou disfunções íntimas, como Incontinência urinária, constipação, endometriose, disfunções sexuais, dispareunia (dor durante a relação sexual), retenção urinária, prolapsos genitais (bexiga caída), Disfunções anorretais, dentre muitas outras.

Modalidade intimista

Ainda segundo a dra. Reyjane, por se tratar de uma modalidade bem mais intimista, se faz necessário dar todo um suporte e atenção especial ao paciente, o deixando o mais confortável possível para o tratamento. Essa prática restabelece as funções do assoalho pélvico e melhorar a qualidade de vida do paciente.

“A fisioterapia uroginecológica é algo muito mais intimista. Por isso eu sempre deixo o paciente bem à vontade para que ele possa se sentir mais confortável. Na fisioterapia uroginecológica se trabalha diretamente as disfunções genitais e anorretais, assim como as outras complicações relacionadas ao assoalho pélvico, além da autoestima do paciente”, destacou a profissional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES