Conheça as maiores causas de gordura no fígado e evite-as

Estima-se que cerca de 30% da população tenha a doença

A esteatose hepática é um problema mais comum do que se imagina | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A esteatose hepática, ou gordura no fígado, é um problema mais comum do que se imagina. Estima-se que cerca de 30% da população tenha a doença. Ela ocorre quando o fígado é preenchido por gordura de forma excessiva. Esse órgão, no entanto, necessita de cuidados, pois é responsável por mais de 500 funções fundamentais para o organismo.

O médico especialista em manutenção da homeostase, Paulo Lessa, explica que quando a esteatose está em níveis mais leves, são raros os sintomas. No entanto, os intermediários e avançados já dão sinais do seu aparecimento."Entre eles, estão cansaço, fraqueza, perda de apetite, inchaço, dor de barriga e dor de cabeça constantes, hemorragia, fezes sem cor, pele e olhos amarelados, alterações no sono e confusão mental", lista Lessa.

Quando se percebe os primeiros sintomas, é importante buscar tratamento para que o problema não se agrave e evolua para doenças como hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado, que gera insuficiência no órgão. "Nesses casos, o fígado não só aumenta de tamanho, como também adquire um aspecto amarelado, sendo que, normalmente, sua coloração é marrom-avermelhada. Em algumas situações, torna-se necessário fazer um transplante", alerta o doutor.

Causas

Segundo a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, as esteatoses hepáticas podem ser classificadas em alcoólicas, aquelas causadas pelo consumo excessivo de álcool, e não alcoólicas. Neste último caso, a gordura no fígado é decorrente de problemas como sobrepeso, má nutrição, diabetes, perda brusca de peso, sedentarismo, gravidez e cirurgias.

Há evidências de que a síndrome metabólica (pressão alta, resistência à insulina, níveis elevados de colesterol e triglicérides) e a obesidade abdominal estão diretamente associadas ao excesso de células gordurosas no fígado. Em número bem menor de casos, pessoas magras, abstêmias, sem alterações de colesterol e glicemia, podem desenvolver quadros de esteatose hepática gordurosa.

Tratamento

Segundo Paulo Lessa, o tratamento para esse problema pode ser feito seguindo três pilares:  alimentação equilibrada, estilo de vida saudável e prática regular de exercícios físicos. "É fundamental eliminar do cardápio todo consumo de açúcar, farinha branca e gordura ruins e coma vegetais, grãos, castanhas e carnes magras. Também não se esqueça de praticar atividade física. Essa é a melhor forma de ficar livre da doença e garantir a sua saúde", recomenda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES