Conheça exercícios físicos que ajudam a melhorar a Hérnia de Disco

Quando o assunto é hérnia de disco, fazer exercícios de fortalecimento ajudam a ter uma coluna saudável

A condição atinge mais de 5,4 milhões de brasileiros, de acordo com o IBGE | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A hérnia de disco lombar e os exercícios físicos até parecem algo que não combinam, não é mesmo? Mas quem tem este problema na coluna sabe como o fortalecimento é fundamental para evitar dores na região. Quando o assunto é hérnia de disco, fazer exercícios de fortalecimento, alongamento e até mesmo os aeróbicos ajuda muito a ter uma coluna saudável. Apesar do que muitos pensam, o repouso costuma piorar a situação, agravando ainda mais a dor.

Segundo o personal trainer Samorai, especialista em movimentos e treinamento 3Dimensional, essa patologia, que antes era considerada algo relacionada a idosos, hoje acomete todas as idades. “Isso se dá pelo fato de que, no passado, os trabalhos eram essencialmente braçais. Além do trabalho, o modo de vida daquela época também tinha uma maior demanda física, pois não existiam carros, trens, aviões, navios, elevadores, televisão, videogame, celulares… Ou seja, até se você não tivesse um trabalho, você seria muito mais ativo do que hoje em dia”, afirma ele.

O que é hérnia de disco?

Esta condição atinge mais de 5,4 milhões de brasileiros, de acordo com o IBGE, e surge quando o disco intervertebral da coluna é afetado. Ela ocorre quando há uma protrusão ou uma ruptura do disco entre as vértebras. Quando isso acontece, as raízes nervosas dentro da coluna são comprimidas e ficam inflamadas, causando a dor. Apesar de muitas vezes não apresentar sintomas, ela é uma das causas mais comuns de lombalgia e, quando o problema se agrava, traz problemas como:

  • dor lombar;
  • dor irradiada para as nádegas;
  • formigamento;
  • dormência nas pernas;
  • fraqueza muscular.

A hérnia de disco lombar tem várias causas, como o envelhecimento, genética, excesso de peso, carregar peso sem preparo, postura incorreta, doenças degenerativas e sedentarismo.

Tratamentos para a hérnia de disco envolvem exercícios físicos

Samorai afirma que as estratégias de tratamento da hérnia de disco vão desde massagens, eletroestimulação e acupuntura, até cirurgias, sempre com o objetivo de resistir à compressão e aliviar os sintomas. Se movimentar, contudo, tem sido considerado um grande aliado desses cuidados, já que se torna um ótimo meio para reabilitação ou prevenção desta lesão.

O personal ainda afirma que de nada adianta adotar outras formas de tratamento, se não corrigir também o problema da pisada dela, que é uma das causas da lesão. “Uma cirurgia ou uma prótese não impedirá que o estresse continue chegando à região, visto que nada mudou em relação à causa”, aponta ele. “Resumindo, atividade física é um elemento fundamental para prevenção, mas essa atividade tem que ser com movimentos analisados sob essa ótica, para que disfunções sejam corrigidas e esse movimento seja realizado com controle, precisão, amplitude, força e harmonia”, conclui o especialista.

Exercícios aliados

  • 1- Elevação pélvica
  • 2- Agachamento
  • 3- Alongamento lateral
  • 4- Alongamento de flexão deitado
  • 5- Caminhada
  • 6- Natação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES